O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Júnior, defendeu a manutenção das faixas exclusivas para ônibus na capital, afirmando ser um “recurso eficiente”.
Conforme apurou o ClickPB, Isaac Júnior concedeu entrevista nesta sexta-feira (14) ao Programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
De acordo com o presidente do Sintur-JP, o objetivo das faixas exclusivas é garantir uma maior fluidez ao trânsito de toda a cidade e afirmou ser a favor da manutenção e extensão do recurso, que possui cerca de 21 quilômetros espalhados pela capital paraibana.
“As faixas preferenciais para o transporte coletivo é uma ferramenta que todas as gestões de capitais e principais cidades do mundo recorre para que o trânsito tenha mais fluidez e é uma demonstração prática da preferência que é dada ao transporte coletivo. Os desafios que estão hoje entre as prioridades de toda a gestão é a mobilidade urbana e a cidade hoje tem essas faixas preferenciais. Nós somos absolutamente a favor da manutenção e do aumento da extensão das faixas preferenciais em João Pessoa, que possui em torno de 21 quilômetros de faixas”, defendeu Isaac.
Isaac Júnior explicou também que, em João Pessoa, cada ônibus transporta em média 60 passageiros, o que retira 40 carros de circulação das avenidas e afirmou ser um recurso extremamente eficiente.
“Cada vez que um ônibus, que está passando ao nosso lado no trânsito , está levando, em média em João Pessoa, 60 passageiros. Isso resulta em pelo menos 40 automóveis particulares a menos nas faixas de trânsito. É um recurso eficiente, pois o transporte coletivo leva mais gente, requer menos carros nas ruas, é menos poluente e dá mais fluidez no trânsito”, afirmou o presidente do Sintur-JP.
Segundo Isaac Júnior, o atual presidente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Marcílio do HBE, está ‘lúcido’ ao afirmar que vai realizar testes e estudos técnicos para a extinção das faixas.
“Nós temos que cumprimentar pela iniciativa do professor Marcílio à frente da Semob em tomar essa decisão. Ele está absolutamente lúcido quando diz que está fazendo testes e experiências que vai nos dar ferramentas de cunho mais técnico pela manutenção ou o que ele achar por bem tomar em decisão sobre as faixas preferenciais. Alguém em bom senso não falaria algo sem uma experiência e pesquisa, ele está correto fazendo isso”, destacou Isaac.
Por fim, o presidente do Sintur-JP revelou que na Avenida Dom Pedro II, no sentido centro bairro, são cerca de 2,6 quilômetros de faixa preferencial que permitem aos ônibus realizar o trajeto completo em apenas oito minutos, a uma velocidade média de 19,5 km/h.
“Para se ter uma ideia, fizemos um recorte das faixas preferenciais da avenida Dom Pedro II. No sentido centro – bairro, João Pessoa possui, naquela artéria, 2,6 quilômetros de faixa preferencial. Os ônibus que circulam ali desenvolvem uma velocidade média de 19,5 quilômetros por hora e fazem o percurso completo em oito minutos”, finalizou Isaac Júnior.
Estudos da Semob-JP
Também nesta sexta-feira (14), o novo superintendente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Marcílio do HBE, revelou estudos para extinção das faixas exclusivas para ônibus em João Pessoa.
Ao Arapuan Verdade, Marcílio afirmou que após conclusão, o estudo será apresentado ao prefeito. O superintendente explicou que não era uma decisão dele, mas do grupo de estudo da Semob-JP.
“Nós temos grandes técnicos capacitados à frente e que eles estão concluindo para que a gente leve uma posição definitiva, apresentando ao prefeito”, disse Marcílio do HBE.
Debate
A decisão tem gerado polêmica entre os usuários que dependem do transporte coletivo, já que, com a extinção das faixas e utilização dos carros populares, pode ocorrer a diminuição do tempo de percurso dos ônibus.
Por outro lado, motoristas populares reclamam que as faixas não são muito utilizadas pelo transporte coletivo e que poderiam ser aproveitadas para diminuir os congestionamentos nas avenidas que possuem o recurso.
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