Peixe “diabo negro” na superfície: quais motivos fariam o animal subir

No início do mês, a filmagem de um peixe “diabo negro” nadando próximo à superfície do oceano em plena luz do dia viralizou.

- Continua depois da Publicidade -

O registro, gravado em 26 de janeiro, a cerca de dois quilômetros da costa de Tenerife, na Espanha, foi considerado histórico, já que esse é um comportamento extremamente incomum para a espécie, que habita regiões entre 200 e 2 mil metros de profundidade.

O diabo negro, também conhecido como rape abissal (Melanocetus johnsonii), é um peixe conhecido por seu apêndice dorsal repleto de bactérias simbióticas bioluminescentes que servem para atrair suas presas — assim como representado na animação “Procurando Nemo”.

O gênero “Melanocetus” significa, literalmente, “monstro marinho negro”. De acordo com a CNN Brasil, a espécie costuma habitar mares tropicais e subtropicais em todo o mundo.

Por que o peixe “diabo negro” subiu até a superfície?

Segundo os biólogos da ONG Condrik Tenerife, responsável por divulgar o vídeo e recolher o espécime, o motivo da presença do peixe em águas rasas é incerto.

A organização dedicada à pesquisa e preservação de tubarões e raias nas Ilhas Canárias, na Espanha, listou alguns motivos que poderiam ter levado à movimentação incomum do peixe “diabo negro” até a superfície:

-o animal estaria doente;
-ele estaria fugindo de um predador;
-uma corrente ascendente teria carregado ele até lá.

Após perceberem que o peixe não sobreviveria na superfície, os pesquisadores o recolheram e o transportaram para o Museu de Natureza e Arqueologia (MUNA), em Santa Cruz de Tenerife, para realizarem estudos detalhados e determinar a causa que levou o animal até lá.

Foto: Reprodução Google.