Claro
Escuro

Correios divulgam resultado preliminar do concurso de nível superior; veja como acessar

Os Correios divulgaram nesta sexta-feira (24) o resultado preliminar da prova objetiva do concurso de nível superior da estatal. Ele pode ser acessado no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), a banca responsável pela seleção.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o g1, a empresa liberou também o resultado dos recursos dos candidatos contra o gabarito preliminar, assim como o gabarito definitivo da avaliação.

O resultado da prova objetiva para o cargo de carteiro, de nível médio, saiu na sexta-feira passada, dia 17. Veja aqui.

Mais de 1 milhão de pessoas realizaram as provas do concurso dos Correios em dezembro, sendo a maioria para as vagas de carteiro. Essa é a maior seleção da estatal dos últimos 13 anos.

Ao todo, o concurso vai preencher 3.511 vagas imediatas. São 3.099 para o cargo de carteiro (agente de Correios), com salário inicial de R$ 2.429,26, e 412 para analista de Correios, de nível superior, cuja remuneração inicial é de R$ 6.872,48.

A carreira de analista é dividida em várias especialidades. Há vagas para advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro. E elas estão distribuídas nas 28 superintendências estaduais (SE) dos Correios.

O prazo de validade do concurso é de um ano a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

O maior concurso dos últimos 13 anos

Os Correios não realizavam um concurso público em âmbito nacional desde 2011, quando 1,1 milhão de pessoas se inscreveram para mais de 9 mil oportunidades.

Desta vez, foram 1,6 milhão de inscritos, e o processo preencherá mais de 3,5 mil vagas. No entanto, os sindicatos alegam que essa quantia não é suficiente para suprir o déficit de mão de obra na empresa.

Recentemente, inclusive, a estatal abriu um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que viabilizou a saída de trabalhadores.

Por isso, especialistas em concursos públicos acreditam que um número bem maior de candidatos será chamado para ocupar os cargos nos próximos meses, apesar de os editais publicados não especificarem oportunidades de cadastro reserva.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas