Enquanto Donald Trump se prepara para assumir oficialmente a Presidência, o presidente Joe Biden tinha uma mensagem para os americanos em seus últimos dias no cargo.
Após quatro anos na Casa Branca — e meio século em Washington — Biden fez um discurso de despedida no Salão Oval.
Sentado atrás do Resolute Desk na quarta-feira (15), o líder democrata de um mandato realizou um discurso de 19 minutos para enquadrar sua Presidência de quatro anos em seus próprios termos — e apelar para um tipo de política que ele vê como desaparecendo rapidamente.
Biden usou a maior parte de seu tempo para emitir um aviso final sobre o caminho que ele vê a nação seguindo, um que ele alertou que poderia corroer as instituições que ele passou mais de 50 anos reverenciando.
Oligarquia crescente
Biden alertou sobre uma “oligarquia” em desenvolvimento na América ao enfatizar a importância de manter os ultra-ricos nas mesmas expectativas que os cidadãos da classe trabalhadora e média.
Ele não nomeou os assuntos de seu aviso, mas seus alvos pareciam claros: Donald Trump e Elon Musk, o homem mais rico do mundo que está prestes a ter uma linha clara para a Casa Branca
Mídias sociais e empresas de tecnologia
Biden apontou para as mídias sociais ao refletir sobre as coisas que o preocupam conforme a Presidência chega ao fim.
“Os americanos estão sendo soterrados por uma avalanche de desinformação e informações falsas, permitindo o abuso de poder.
A imprensa livre está desmoronando, os editores estão desaparecendo”. Ele também alertou sobre as “profundas possibilidades e riscos” que vêm com a inteligência artificial.
Suas realizações
Ele marcou muitas realizações, embora tenha optado por não expandi-las em detalhes durante a aparição final dele diante do povo americano.
Em vez disso, ele pediu paciência enquanto seu histórico é avaliado, sugerindo que a história pode vê-lo de forma diferente das pesquisas.
Democracia
De acordo com a CNN Brasil, Biden saudou as instituições democráticas que sustentam os Estados Unidos da América e encorajou as pessoas a permanecerem engajadas.
O tema da democracia versus autocracia tem sido a corrente subjacente da presidência de Biden e sua mensagem mais ampla aos americanos.
Em um momento de insatisfação generalizada com as instituições governamentais, Biden disse que o sistema criado pelos fundadores continua sendo o melhor sistema de governo.
Foto: Elizabeth Frantz.