O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai fazer um pronunciamento, às 20h30 desta segunda-feira (23), em rede nacional de rádio e televisão. “Nós temos um encontro marcado hoje, às 20h30, em rede nacional de rádio e televisão. O Natal é um bom momento para relembrarmos os ensinamentos de Cristo: a compaixão, a fraternidade, o respeito e o amor ao próximo” escreveu Lula nas redes sociais.
De acordo com o R7, a convocação da Rede Nacional Obrigatória de Emissoras de Rádio e Televisão informa que o pronunciamento vai ter duração de três minutos e 20 segundos. Em sua declaração ao país, Lula deve abordar os principais programas e ações realizadas pela gestão federal e destacar os índices positivos alcançados durante o ano de 2024.
Caem na conta de Lula os seguintes resultados econômicos: redução de 40% da extrema pobreza, redução de 20% no desemprego, aumento de 8,3% de ganho real no rendimento médio, crescimento de mais de 3% do PIB (Produto Interno Bruto), aumento de 1,83 milhão de novas vagas de empregos formais, entre outros. No entanto, o mercado financeiro, que argumenta que há necessidade de maior contenção de gastos públicos.
Tradicionalmente, o pronunciamento presidencial é realizado no dia 24 de dezembro, mas o petista resolveu antecipar a declaração ao país. Em 2023, Lula abordou os avanços da economia em seu primeiro ano de mandato e pregou a união no país. “Passamos da 12ª para a 9ª maior economia do planeta”, comemorou o chefe de Estado na época. “Aprovamos a taxação dos super-ricos. Conseguimos um feito histórico: a aprovação da reforma tributária, algo que se tentava há 40 anos no Brasil”, disse. “Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil.”
Foto: Ricardo Stuckert.