Os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas em áreas rurais agora têm cotas no SiSU (Sistema de Seleção Unificada). De acordo com o ClickPB, a novidade foi publicada nesta semana na Portaria nº 1.127/2024 e já está valendo.
A medida é voltada para estudantes que estudaram todo o ensino médio em escolas de áreas rurais ou que atendem predominantemente populações do campo, como agricultoras familiares, pescadores artesanais, ribeirinhos, entre outros.
A regra vale para institutos federais de ensino superior e instituições federais que oferecem vagas em cursos técnicos de nível médio.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), o objetivo é promover a inclusão social, possibilitando que estudantes rurais tenham as mesmas oportunidades que os alunos de áreas urbanas.
Dados mais recentes do Censo da Educação Superior mostram que apenas 16% da população rural que concluiu de ensino médio em 2022 ingressou na educação superior no ano seguinte. Além disso, esse é o grupo que tem a menor média de anos de estudo entre a população de 18 a 29 anos, com apenas 10,4 anos.
O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024 reforça esta disparidade entre estudantes rurais e urbanos, pois mostrou que apenas 1,9% dos estudantes do ensino médio em regiões rurais tiveram aprendizagem adequada em matemática em 2021. O número sobe para 3,8% entre os alunos urbanos.
Foto: Dirceu Portugal.