Claro
Escuro

Pitbulls que atacaram escritora em Saquarema já haviam atacado outras pessoas e animais

A escritora Roseana Murray, de 73 anos, recebeu o Fantástico no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro e falou pela primeira vez sobre o ataque de três pitbulls que sofreu quando andava na rua de Saquarema, no Rio de Janeiro, no dia 5 de abril.

- Continua depois da Publicidade -

Roseana relembrou o momento do ataque e que foi salva por um homem que corria na praia no momento. (Leia mais abaixo)

Roseana foi levada de helicóptero para o hospital e chegou em um estado considerado muito grave, segundo os médicos. Entretanto, sua rápida recuperação surpreendeu os médicos: seis dias após o ataque, a escritora já está lúcida, disposta e fazendo passeios pelos jardins do hospital. (Leia mais abaixo)

Enquanto todos torcem pela recuperação de Roseana, o delegado que investiga o caso pretende concluir o inquérito em breve.

O Fantástico teve acesso a documentos do início de janeiro que mostram que a polícia e a prefeitura de Saquarema haviam sido avisadas sobre ataques dos mesmos cachorros a pessoas e a outros animais.

Os tutores dos cachorros foram presos em flagrante por maus tratos, mas acabaram sendo liberados na última quinta-feira (11) e vão responder em liberdade. Os três pitbulls estão em um canil da prefeitura de Saquarema.

“Eles estão respondendo pelo crime da omissão de cautela nos animais e lesão corporal. Só que diante do relato das testemunhas de que houve outros episódios de ataques a cães, nós estamos inclinados a mudar a tipificação para uma lesão corporal dolosa, qualificada pelo resultado que seria uma lesão corporal gravíssima, cuja pena varia de três a oito anos de reclusão”, contou o delegado.

A polícia diz que enviou ofícios eletrônicos para a prefeitura informando sobre outras ocorrências envolvendo os cães, mas o órgão disse em nota que não foi notificado.

A prefeitura de Saquarema diz ainda que recebeu um relato e encaminhou o denunciante a um canal específico da Secretaria do Direito Animal, mas o órgão não foi procurado.

A prefeitura afirma ainda que deu início a um processo de desapropriação da casa –uma invasão onde moram os tutores e os cachorros.

Ataque

Ela relembrou o momento do ataque, que disse ter sido muito rápido.

“Eu saí de casa, os três cachorros estavam na rua e eu pensei ‘eles vão deixar eu passar’. Mas aí, quando eu passei, eles me atacaram ao mesmo tempo. Me derrubaram e foi muito, muito rápido. Eu fiquei gritando por socorro, mas não passava ninguém, porque eu tava indo para academia, às 6 horas da manhã”, relembrou a escritora.

O ultramaratonista Eduardo Neves, que corria na praia, salvou Roseana dos cachorros.

“Quando eu chego próximo eu tô vendo a senhora deitada no chão três cachorros em cima atacando mesmo mordendo de tudo quanto é jeito, e eu já fui com um cabo de vassoura pedindo para sair e sai e sai, sai, só que os cachorros saia dela, vinha para cima de mim e eu subia o muro. (…) Aí do nada veio um carro de passeio e o cara jogou o carro em cima dos cachorros”, disse Eduardo.

Roseana foi levada de helicóptero para o hospital e chegou em um estado considerado muito grave, segundo os médicos.

“Ela tinha lesões muito importantes, hemorragias, e chegou num quadro que a gente teve que fazer logo o primeiro atendimento rápido nela e levar para o centro cirúrgico também imediatamente”, contou o médico Tarcísio Encinas.

Apesar dos esforços da equipe médica, a escritora teve seu braço direito amputado.

“Pelo risco de sangramento que ela tinha, ela teve lesão também no braço esquerdo que a gente conseguiu reconstruir e lesões na face”, explicou o médico.

Os dois filhos de Roseana se preparavam para o pior, caso ela não aguentasse os ferimentos.

“Falei para ela, ‘mãe a gente tá aqui, a gente tá aqui com você e você, você, você lutou, você sobreviveu, você tá viva, a gente ainda tem muita coisa pela frente, a gente ainda tá aqui do seu lado, mas se você tiver cansadinha, quiser fechar os olhinhos e partir, fica tranquila, porque a gente tá aqui com você’. Então, com um sopro de voz que ela conseguiu emitir, ela falou: ‘eu quero viver'”, relembrou Guga Murray, filho mais novo da escritora.

Rápida recuperação

Entretanto, em poucos dias, o estado muito grave de Roseana se reverteu e a velocidade de sua recuperação surpreendeu a equipe médica. Em apenas seis dias de internação, ela está lúcida, disposta e já fazendo passeios pelos jardins do hospital.

“É gratificante ver a força que ela tem para sua própria recuperação”, contou o médico Tarcísio Encinas.

“Ela está linda, parece que as cicatrizes dela foram desenhadas com canetinha. Ela não tem um roxo, não tem nenhuma parte inchada, não tem sangramentos, todos os indicadores dela são melhores do que os médicos poderiam imaginar”, disse Guga.

“Hoje o melhor dia emocionalmente que eu estou vivendo. De pouquinho em pouquinho, porque vai cicatrizando, porque eu sei que eu vou sair daqui”, afirmou Roseana.

Os médicos dizem que Roseana deve voltar para casa nos próximos dias.

Roseana Murray já escreveu mais de 100 livros de poesia para crianças e jovens. Ela foi premiada várias vezes por algumas dessas obras e ganhou, inclusive, o prêmio da Academia Brasileira de Letras (ABL) para literatura infantil, em 2002, pelo livro o “Jardins”.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas