Claro
Escuro

Em Brasília, Alckmin se reúne com chanceler da Argentina

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, se reuniu na manhã desta segunda-feira (15) com a chanceler da Argentina, Diana Mondino. A autoridade do país vizinho vai se encontrar ainda com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o R7, essa é a primeira agenda bilateral oficial entre os dois países desde a posse do presidente Javier Milei. Mondino esteve no Brasil durante a transição do governo argentino e se encontrou com Vieira. Na ocasião, entregou o convite para que Luiz Inácio Lula da Silva participasse da cerimônia em dezembro do ano passado. O presidente brasileiro não compareceu ao evento.

Depois, Mondino participou da reunião de chanceleres do G20, no Rio de Janeiro. Durante as eleições argentinas, Lula apoiou Sergio Massa e trocou farpas com Milei. Agora, a presença da chanceler argentina ocorre sob contexto da crise aberta entre Elon Musk, empresário proprietário do X (antigo Twitter) e o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente argentino entrou na discussão após afirmar ao sul-africano que “daria a ajuda que precisasse” no embate com a mais alta corte do país.

O embaixador argentino nos Estados Unidos afirmou que o encontro dos dois foi “amor à primeira vista” e pautado por temas como o liberalismo econômico. A reunião entre o líder argentino e o magnata aconteceu em uma fábrica da Tesla, a montadora de carros elétricos de Musk, em Austin, no Texas, e gerou rumores sobre a possibilidade da montadora ser instalada no mercado argentino.

Dono da montadora Tesla, da Space X, da Starlink e da rede social X, Musk está de olho na Argentina, que possui uma das maiores reservas mundiais de lítio (mineral utilizado na fabricação de baterias elétricas) e prometeu visitar o país em breve. O governo Milei mostra entusiasmo com a possibilidade do magnata investir no país através de suas empresas e, segundo a imprensa argentina, o encontro é considerado pela delegação o ponto alto da visita de Milei aos EUA.

O embate entre o empresário e o STF aconteceu após o ministro Alexandre de Moraes incluí-lo no inquérito das milícias digitais por suposta obstrução de Justiça. Após a inclusão, Musk afirmou que o magistrado está promovendo a “censura” no Brasil e ameaçou não mais cumprir medidas judiciais que restrinjam o acesso a perfis da rede social. “Javier ofereceu ajuda no que Elon precisasse com seus funcionários no conflito que surgiu no Brasil”, disse o embaixador Gerardo Werthein.

Recentemente, Lula criticou Musk, afirmou que não é possível que um empresário nunca produziu um pé de capim neste país ouse falar mal da corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro. Antes disso, havia dito que bilionários que projetam foguetes deveriam utilizar seus recursos na preservação do meio ambiente.

Foto: João Risi.

Mais Lidas