Claro
Escuro

Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Nacional em Mossoró por 10 dias

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prorrogou a atuação da Força Nacional em Mossoró (RN) por 10 dias. A portaria com a medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20). Os agentes atuam na cidade desde o dia 23 de fevereiro em operações para capturar dois fugitivos da penitenciária federal do município, Deibson Cabral Nascimento e Rogerio da Silva Mendonça, que são suspeitos de terem ligações com a facção criminosa Comando Vermelho, no Acre.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o R7, a Força Nacional trabalha em colaboração com a Polícia Federal nas buscas. O contingente composto por 111 policiais e bombeiros militares, além de 15 viaturas, chegou à cidade em 23 de fevereiro. O grupo é composto por bombeiros militares, policiais civis, peritos e policiais.

Com o novo prazo, os agentes devem trabalhar, pelo menos, até o dia 29 de março. Segundo a portaria, além de ajudar nas buscas para encontrar os foragidos, os homens devem atuar em “serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

Veja a seguir a cronologia das buscas pelos fugitivos de Mossoró

• 16/2
Moradores disseram ter visto a dupla em diversas ocasiões. Dois dias após a fuga, Deibson e Rogerio teriam feito uma família refém, na zona rural de Mossoró. Neste dia, a polícia também encontrou pegadas, calçados, roupas, lençóis e uma corda, além de uma camiseta do uniforme da penitenciária, em uma área de mata.

• 22/2
Três pessoas foram presas em flagrante por supostamente terem facilitado a fuga dos detentos.

• 26/2
Um homem identificado como Ronaildo da Silva Fernandes foi preso por suspeita de ajudar os fugitivos. Ele é dono de um sítio em Baraúna, município na zona rural do RN que fica na divisa com o Ceará, e teria recebido R$ 5 mil para abrigar Deibson e Rogerio por oito dias.

• 27/2
Os fugitivos foram vistos em um vilarejo no Rio Grande do Norte. Segundo informações obtidas pela RECORD, os moradores do local reconheceram Deibson e Rogerio, que voltaram para a mata antes da chegada da polícia.

• 1º/3
Durante a madrugada, a Polícia Federal acionou helicópteros, drones, equipamentos que captam calor humano e cachorros farejadores, que sentiram o cheiro dos fugitivos e percorreram 600 metros, mas sem êxito. Àquele momento, as autoridades acreditavam que os foragidos estavam perdidos e sem ajuda, já que os rastros indicavam que estavam voltando para o estado, em vez de tentar fugir.

• 3/3
Forças de segurança cercaram uma fazenda em Baraúna, após moradores da região relatarem ter visto os foragidos durante a madrugada. Os dois teriam invadido uma propriedade rural e agredido um agricultor. De acordo com policiais que participam das buscas, os detentos roubaram outros moradores.

Recompensa

A Polícia Federal passou a oferecer uma recompensa de R$ 30 mil por informações que levem à captura dos foragidos. A denúncia anônima pode ser feita pelo número 181 ou por mensagem para o celular (84) 98132-6057.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas