Claro
Escuro

Ônibus de João Pessoa podem passar a aceitar pagamento por PIX; proposta é aprovada por comissão da Câmara

Os ônibus de João Pessoa podem passar a aceitar pagamento por meio de PIX. Conforme verificou o ClickPB, a Comissão de Políticas Públicas (CPP), da Câmara Municipal, aprovou nesta segunda-feira (4) o Projeto de Lei Ordinária (PLO) do vereador Carlão (PL) que prevê essa forma de pagamentos nos transportes públicos da Capital.

- Continua depois da Publicidade -

A proposta decreta que ficam as empresas concessionárias e permissionárias de transporte público municipal, obrigadas a disponibilizarem meios para que o pagamento da tarifa do serviço de transporte coletivo por ônibus e lotação seja realizado por PIX.

A forma de pagamento deverá ser garantida a todos os usuários, independentemente do sistema operacional disponível no smartphone e da instituição financeira utilizada, desde que autorizada pelo Banco Central do Brasil. Ainda fica vedado o acréscimo de qualquer taxa ao pagamento por esta modalidade.

Ônibus darão maior comodidade aos usuários, diz vereador

Os ônibus, ao aceitarem o pagamento por PIX, darão mais comodidade aos usuários, segundo a justificativa do vereador Carlão. “Ao aplicar o uso do PIX no transporte público, as empresas concessionárias e permissionárias poderão proporcionar maior comodidade aos usuários, que não precisarão carregar dinheiro ou se preocupar com troco para pagar a tarifa.

O parlamentar defende, ainda, que a proposição também pode ser benéfica para as próprias empresas, já que o uso do PIX pode reduzir o custo operacional das empresas com a gestão de dinheiro em espécie e aumentar a segurança na realização de transações financeiras.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas