Claro
Escuro

Time do Fortaleza tem ônibus atingido por pedradas após jogo contra o Sport e seis jogadores ficam feridos

Após o jogo contra o Sport pela Copa do Nordeste, o Fortaleza teve o ônibus apedrejado na noite da quarta-feira (21), na BR-232, no Curado, na Zona Oeste do Recife (veja vídeo acima). Segundo o clube cearense, seis jogadores ficaram feridos com o ataque dos vândalos e foram levados para o Real Hospital Português, no bairro do Paissandu, na área central da cidade.

- Continua depois da Publicidade -

O ataque aconteceu após o empate por 1 a 1 entre os dois times na partida que aconteceu na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A equipe do Fortaleza voltava para o hotel em que estava hospedada quando o ônibus foi atacado pelos vândalos.

Um vídeo publicado pelo clube cearense no Instagram mostra as pedras que foram jogadas contra o ônibus, que ficou com várias janelas quebradas e estilhaços de vidros sobre as poltronas. Nas imagens, ainda é possível ver manchas de sangue em alguns dos assentos do veículo.

“Eu estava no ônibus, vi torcedores com camisa amarela, já vi uma bomba no nosso ônibus, quebrou toda a lateral do vidro do ônibus, seis atletas que ficaram lesionados”, afirmou Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, ao ge.

Um vídeo gravado minutos antes mostra integrantes de uma torcida organizada do Sport planejando o ataque. “Ó, os caras [torcedores do Fortaleza], cadê as bombas, c**? […] É agora, p, a hora é essa!”, disse um dos vândalos no vídeo.

Jogadores feridos

De acordo com o Fortaleza, os seis jogadores feridos que foram levados para o hospital foram:

-O goleiro João Ricardo, que ficou ferido com um corte no supercílio;
-O lateral-esquerdo Gonzalo Escobar, que sofreu uma pancada na cabeça, um corte na boca e um outro corte no supercílio;
-O lateral-direito Dudu, os zagueiros Titi e Brítez e o volante Lucas Sasha ficaram feridos por causa dos estilhaços de vidro e tiveram que conter sangramentos.

“Atingiram nossos jogadores, o Dudu está aqui sangrando […] Isso é um absurdo, não cabe mais no futebol brasileiro. Estamos todos revoltados aqui”, disse Marcelo Paz, que publicou um vídeo no Instagram mostrando a situação dos atletas dentro do ônibus.

Por nota, o Fortaleza informou que João Ricardo e Gonzalo Escobar passaram por suturas, que é o procedimento de aplicar pontos cirúrgicos. Além disso, Escobar passou por exames de tomografia na cabeça, mas está bem e consciente. Os demais jogadores receberam cuidados médicos para a retirada de estilhaços de vidro pelo corpo.

“O hospital não está autorizado a divulgar nomes ou informações sobre os atendimentos”, disse a assessoria da unidade de saúde, em nota. Segundo informações apuradas pela TV Globo, os seis atletas tiveram alta hospitalar por volta das 5h30 desta quinta-feira (22) e, juntos com os demais integrantes da delegação do Fortaleza, voltaram para o Ceará.

O que diz a polícia

Em nota, a Polícia Civil afirmou que:

-Investiga o caso, que foi registrado, na Delegacia de Prazeres, como lesão corporal;
-As vítimas têm idade entre 26 e 35 anos e tiveram “lesões provocadas por objetos contundentes”;
-Segundo relatos de testemunhas, os agressores arremessaram explosivos e pedras contra os jogadores e fugiram em seguida;

“As investigações seguem com a Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva até o total esclarecimento do caso”.

O g1 também entrou em contato com a Polícia Militar, para saber se algum suspeito foi detido e para questionar se o ônibus com a delegação do Fortaleza recebeu escolta policial no trajeto do estádio para o hotel, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Governadora se pronuncia

Nas redes sociais, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), comentou o episódio e afirmou que estava triste e envergonhada.

“Garanto que trabalharemos para buscar e punir os culpados. As pessoas responsáveis por esse ato não são torcedores, são criminosos. Futebol e violência não devem se misturar jamais”, disse Raquel Lyra em seu perfil no X (antigo Twitter).

Resposta do Sport

Após o ataque dos vândalos, o presidente do Sport, Yuri Romão, foi ao hospital prestar apoio aos jogadores do Fortaleza. Para o ge, ele e Marcelo Paz detalharam a situação dos atletas feridos.

Nas redes sociais, o time pernambucano repudiou a violência sofrida pelos jogadores do Fortaleza e afirmou que tais atos “não condizem com a real conduta e comportamento da torcida rubro-negra, tampouco com os valores do clube”.

O Sport também disse que se colocou à disposição para ajudar na apuração dos fatos e das investigações para identificar os envolvidos.

Veja a nota do Sport na íntegra:

O Sport Club do Recife repudia veementemente os atos de violência praticados contra o ônibus da delegação do Fortaleza Esporte Clube na saída da Arena de Pernambuco após a partida desta quarta-feira.

Os absurdos atos de violência não condizem com a real conduta e comportamento da torcida rubro-negra, tampouco com os valores do Clube – que sempre irá abominar esse tipo de postura.

O presidente Yuri Romão, o executivo André Figueiredo, o coordenador técnico Ricardo Drubscky e a equipe médica do Clube já estão com delegação do time cearense, prestando apoio e todo o suporte necessário.

O Sport também já se colocou à disposição para ajudar na apuração dos fatos e as investigações, buscando identificar os envolvidos nesse ato criminoso.

  • Com informações dos repórteres Elias Roma Neto, Alexandre Barbosa, Irce Falção, Thiago Ribeiro e Camila Sousa, do ge PE, e Juscelino Filho, do ge CE.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas