Claro
Escuro

Alerta de chuvas: população deve manter cuidados para evitar acidentes com eletricidade

O alerta de chuvas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a Paraíba mostra que algumas cidades vão continuar tendo chuvas fortes. Como verificou o ClickPB, em períodos de chuvas e ventos fortes é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes com eletricidade, especialmente com a rede de alta tensão por conta da queda de árvores que acabam atingindo postes.

- Continua depois da Publicidade -

De olho no clima, a Energisa segue com as equipes de prontidão e reforça as orientações de segurança para evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos. O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Paraíba, Lenildson Santos, relembra os riscos com os quais a população pode se deparar em situações de chuvas fortes.

“Algumas vezes, essas chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que causam quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia. E nos preocupa o fato de que muitas pessoas insistem em atitudes inseguras e não recomendadas para os dias de chuvas”, explica o coordenador.

Entre as atitudes, ele destaca o perigo de ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. “Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e evite acidentes com raios”.

Alerta de chuvas e de cuidados com acidentes

O alerta de chuvas envolve choques elétricos. Dependendo da complexidade do temporal, se estiver na rua e encontrar árvore sobre a rede elétrica, poste quebrado ou cabos partidos no chão, não se aproxime em hipótese alguma, nem para fazer vídeos ou fotos.

Também é arriscado utilizar objetos de madeira ou metálicos para afastar esses cabos. Ao fazer isso, a pessoa pode levar um choque elétrico, que pode ser fatal. Para este cenário, se possível, sinalize para outras pessoas que estiverem transitando no local sobre o risco de acidente e solicite que mantenham distância. Outra ação importante é, informar a Energisa via 0800 083 0196.

O coordenador listou as principais dicas preventivas em dias chuvosos. Confira:

• mantenha-se em local seguro e evite atividades ao ar livre;
• retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
• nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
• deixe para carregar o celular ou computador em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;
• os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
• sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
• não utilize chuveiro, torneira elétrica, secador, chapinha etc. durante temporais;
• quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
• evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele; não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
• se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
• e não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

Mantenha distância e acione imediatamente a Energisa.

Se necessário, entre em contato, por meio dos canais digitais:
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Agência Digital: energisa.com.br
Atendente virtual (Gisa): www.gisa.energisa.com.br http://www.gisa.energisa.com.br/
Call Center: 0800 083 0196.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas