Claro
Escuro

Mar ‘engoliu’ quase 20 metros da faixa de areia na praia de Tambaba, em Conde, mostra estudo

A praia de Tambaba, um dos principais pontos do naturismo do Brasil, perdeu 18,5 metros de faixa de areia nos últimos 37 anos. O dado foi obtido após um estudo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicado em janeiro no periódico internacional Science of The Total Environment.

- Continua depois da Publicidade -

Parte da pesquisa já havia sido divulgada pelo ClickPB em janeiro. Além de Tambaba, as praias de Jacumã, Coqueirinho, Carapibus, Amor e Arapuca, ambas em Conde, também sofreram com avanço do mar.

A pesquisa estudou dados entre os anos de 1985 e 2022. No período, Tambaba teve uma preda média de 50 centímetros de faixa de areia por ano.

O ClickPB notou que a pesquisa relacionou a perda da faixa de areia em Tambaba à erosão e ao avanço do mar, com o aumento do seu nível.

Projeções mostradas pela pesquisa e vistas pelo ClickPB indicam que o município de Conde pode perder 12% de sua área total se o mar for elevado em 10 metros. O fato seria provocado pelo derretimento de calotas polares causado pelo aquecimento global.

O estudo também mostrou que para as próximas duas décadas (2022-2032 e 2032-2042) a projeção é de intensificação da atividade erosiva em Conde.

Projeções

No estudo, também foram feitas algumas projeções para o litoral do Conde em diferentes cenários (1, 2, 5 e 10 metros) de subida do nível do mar, em consequência do derretimento do gelo polar por causa do aquecimento global e de outras mudanças climáticas.

Segundo os cientistas, a elevação das águas marinhas nos dois primeiros cenários (1 e 2 metros) pode ter efeitos moderados no curto prazo, limitando-se, por exemplo, a alterações de ecossistemas costeiros e entrada de água salgada em lençóis freáticos e áreas de água doce.

No entanto, nos dois piores – a elevação das águas marítimas em 5 ou 10 metros – os autores calculam que, a longo prazo, uma inundação significativa aconteceria, de cerca de 12% de toda a área do município, o que afetaria gravemente paisagens urbanas e agrícolas. Essa hipótese é classificada pelos pesquisadores como catastrófica, podendo causar deslocamentos forçados da população local, além de perdas ecológicas irreversíveis.

Metodologia utiliza imagens de satélite

Para chegar a estas constatações, os pesquisadores empregaram uma metodologia com abordagens integradas, na qual foram utilizadas diversas ferramentas, como imagens de satélite, algoritmo para remoção de nuvens das imagens, sistema digital de análise costeira (DSAS, na sigla em inglês) e mapeamento de cobertura e do uso da terra, este último obtido a partir do Projeto MapBiomas.

Em seguida, após o refino dos dados, os cientistas realizaram dois tipos de análise da dinâmica costeira: de médio prazo, no qual os dados foram reunidos em três grupos de 10 anos (1985-1995, 1995-2005, 2005-2015) e um de sete anos (2015-2022), estudados separadamente; e de longo prazo, no qual os dados foram analisados sem recortes temporais.

A partir deste modelo, os pesquisadores também previram a dinâmica costeira do município para os próximos 20 anos, em que foi revelada a tendência de aceleração da erosão marinha.

Ocupação costeira intensifica problema em Tambaba e outras praias

Além da elevação das águas marinhas já em andamento, os autores atribuem o aumento erosivo à intensificação da ocupação costeira, devido à urbanização, à industrialização e ao turismo.

“Essa tendência é provavelmente acelerada por atividades humanas, ressaltando a interação entre processos naturais e antrópicos na dinâmica costeira, e representa um desafio significativo em áreas de alto valor turístico como o município do Conde”, afirma o professor Celso Santos, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (DECA) da UFPB e um dos autores do estudo.

Ele afirmou que o estudo pode servir de alerta ao poder público, para que sejam desenvolvidas estratégias de gestão costeira proativas, a fim de minimizar os efeitos da erosão marinha e da elevação do nível do mar, protegendo, assim, sistemas naturais e humanos.

“Os resultados deste estudo fornecem insights valiosos não apenas para o município do Conde, mas também para outras regiões costeiras globalmente, reforçando a necessidade de uma ação climática urgente e coordenada para mitigar os impactos adversos da elevação do nível do mar”, conclui o pesquisador.

Participantes e contribuições internacionais

Da UFPB, além do professor Celso Santos, contribuíram para a elaboração do estudo os professores Leonardo Vidal Batista, do Centro de Informática (CI), e Richarde Marques da Silva, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Gleycielle Rodrigues do Nascimento, atualmente egressa do curso de Engenharia Ambiental, e Luccas Matheus Torres Freitas, aluno de iniciação científica da Engenharia da Computação, também participaram do estudo.

A pesquisa contou ainda com a contribuição das universidades Fakir Mohan, na Índia, e de Chlef, na Argélia, por meio dos professores Manoranjan Mishra e Bilel Zerouali, respectivamente.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas