Claro
Escuro

Empresa de Elon Musk faz 1º implante de chip cerebral em humano

Elon Musk, o bilionário fundador da Neuralink, disse que o primeiro humano recebeu um implante da startup de chips cerebrais no domingo (28) e está se recuperando bem. O anúncio foi feito em uma postagem na plataforma X na segunda-feira (29).

- Continua depois da Publicidade -

“Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios”, disse Musk.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a empresa no ano passado a realizar o seu primeiro ensaio para testar o seu implante em humanos.

“O primeiro produto @Neuralink se chama Telepatia”, acrescentou Musk.

O estudo avaliará a funcionalidade da interface que permite que pessoas com tetraplegia, ou paralisia dos quatro membros, controlem dispositivos com o pensamento, segundo o site da empresa.

Em setembro de 2023 a Neuralink disse ter recebido a aprovação de um conselho de revisão independente para iniciar o recrutamento para o primeiro teste em humanos de seu implante cerebral para pacientes com paralisia.

Pessoas com paralisia causada por lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA) podem se qualificar para o estudo, disse a empresa, mas não foi revelado quantos participantes seriam incluídos na pesquisa, que levará cerca de seis anos para ser concluída.

O estudo usará um robô para colocar cirurgicamente um implante de interface cérebro-computador (BCI, na sigla em inglês) em uma região do cérebro que controla a intenção de se mover, disse a Neuralink, acrescentando que seu objetivo inicial é permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador usando apenas seus pensamentos.

A empresa, que esperava receber aprovação para implantar seu dispositivo em dez pacientes, estava negociando um número menor de pacientes com a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) depois que a agência levantou preocupações de segurança, de acordo com ex-funcionários e funcionários atuais.

De acordo com o ClickPB, não se sabe quantos pacientes a FDA acabou aprovando.

Musk tem grandes ambições para a Neuralink, dizendo que ela facilitaria a rápida inserção cirúrgica de seus dispositivos de chip para tratar doenças como obesidade, transtorno do espectro autista, depressão e esquizofrenia.

Em maio, a empresa disse que havia recebido autorização da FDA para seu primeiro teste clínico em humanos, quando já estava sob escrutínio federal por sua manipulação de testes em animais.

Mesmo que o dispositivo de BCI se mostre seguro para uso humano, ainda assim levaria mais de uma década para que a startup obtivesse autorização para uso comercial, de acordo com especialistas.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas