Claro
Escuro

Especialista dá dicas que podem ajudar a identificar câmeras espiãs

Viajar de férias e relaxar: para dois casais, o sonho de descanso se tornou um pesadelo quando eles descobriram câmeras espiãs instaladas nos quartos, apontadas para as camas. O caso mais recente, noticiado esta semana, foi o de um casal paulista.

- Continua depois da Publicidade -

Se antes uma das principais preocupações ao alugar uma hospedagem era o conforto, agora também é preciso ficar atento para não ser vítima desse tipo de crime. O Fantástico ouviu um especialista, o consultor de segurança Sebastião Santos, para dar algumas dicas que podem ajudar a identificar essas câmeras espiãs.

“Você tem que observar todo e possível dispositivo que possa estar direcionado para o centro da cama onde você vai estar. Todas as possibilidades de equipamento que possam estar te monitorando, te filmando, te identificando, você deve verificar se naquele ponto, direcionado pra sua cama, possa estar algum equipamento”, ressalta.

Segundo ele, televisores, modem de internet, tomadas, luminárias, até em pequenas entradas do ar condicionado, por exemplo, é possível esconder uma câmera.

Uma dica importante é ligar a lanterna do celular e inspecionar todos os pontos. Fazer foto e vídeo usando o flash também. Se houver alguma câmera escondida, a tendência é que haja um reflexo de luz.

“Se você for vítima de um crime como esse, o primeiro ponto é: grave, registre a situação, tire fotos, faça um vídeo. Faça prova do dano que você sofreu, faça um boletim de ocorrência, procure o proprietário desse imóvel, procure a empresa que intermediou essa relação, ingresse com um processo cível, com um processo penal cabível”, orienta a advogada Chiara de Teffé.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas