Claro
Escuro

Vacina contra dengue deve ser distribuída para apenas 14 municípios da Paraíba em fevereiro, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25) os municípios que vão receber a vacinação contra a dengue, a partir do próximo mês. Conforme apurou o ClickPB, em todo o país são 521 cidades, das quais 14 estão na Paraíba. A reportagem apurou que no estado os locais escolhidos são municípios da região do Litoral e Zona da Mata. Eles foram selecionados pois, segundo o Ministério, fazem parte de uma região de saúde que atendem a três critérios.

- Continua depois da Publicidade -

Os critérios para a escolha das regiões foram: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão da arbovirose registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue. O esquema de aplicação será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

O porquê da definição do público-alvo para a vacina

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante do imunizante.

A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado (20).

O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.

Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses.

A empresa informou que a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.

De acordo com o Governo Federal, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou o imunizante contra a arbovirose em dezembro de 2023.

A inclusão foi analisada de forma célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou a incorporação.

Veja municípios da PB que devem receber as vacinas, segundo o Ministério da Saúde:

João Pessoa
Santa Rita
Cabedelo
Bayeux
Conde
Caaporã
Sapé
Alhandra
Pitimbu
Cruz do Espírito Santo
Lucena
Mari
Riachão do Poço
Sobrado

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas