Claro
Escuro

Ex-chefe da segurança de Lula assume diretoria da PF responsável pela proteção de autoridades

O delegado Alexsander Castro de Oliveira vai assumir a chefia da Diretoria de Proteção à Pessoa (DDP) da Polícia Federal. O nome foi confirmado em portaria publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (24). Oliveira comandou a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o período em que a Polícia Federal foi designada para o serviço. A DDP foi criada em outubro do ano passado e funciona em Brasília, no Distrito Federal.

- Continua depois da Publicidade -

Além de atuar na proteção de autoridades brasileiras e familiares, a diretoria também reforça a segurança de representantes estrangeiros que visitem ou morem no país. O objetivo é prevenir e combater ameaças à segurança dessas pessoas.

“A Diretoria será ainda responsável por apoiar, no âmbito de suas competências legais, a segurança do presidente da República e do vice-presidente da República, quando determinado pela respectiva autoridade”, ressaltou a PF em comunicado emitido no ano passado.

Outros nomes

Apesar de sua independência, a Polícia Federal faz parte da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O futuro titular da pasta, Ricardo Lewandowski, ainda não indicou todos os nomes para a equipe. Nesta terça-feira (23), o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal se encontrou com o Flávio Dino, que deixa o ministério para assumir uma cadeira na Corte.

De acordo com interlocutores, Lewandowski deve indicar o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp). O R7 apurou que Sarrubbo já aceitou o convite e está acertando detalhes como o dia da posse.

A primeira escolhida foi Ana Maria Neves, que acompanha Lewandowski desde os tempos de Supremo, e será chefe de gabinete na pasta. O advogado Manoel Carlos de Almeida Neto também deve compor a equipe, como secretário-executivo do Ministério da Justiça. Os nomes devem ser anunciados de forma conjunta.

O futuro titular da Justiça ainda procura uma mulher para assumir a Secretaria Nacional de Justiça. Lewandowski busca alguém com perfil acadêmico, cuja missão será estudar uma ampla reforma no sistema prisional brasileiro — para Lewandowski, as facções criminosas ganham força nas prisões.

O novo ministro deve tomar posse na Justiça e Segurança Pública em 1º de fevereiro, enquanto Dino deve assumir a vaga na Suprema Corte no dia 22 do próximo mês. Os dois devem falar à imprensa depois do encontro desta terça (23).

Foto: Fabio Rodrigues.

Mais Lidas