Claro
Escuro

Programa com bolsa e poupança para estudantes será lançado na próxima semana, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou nesta terça-feira (21) que vai lançar na próxima semana o programa que prevê a criação de uma bolsa-permanência para estudantes do ensino médio, com o objetivo de incentivar o aluno a continuar na instituição de ensino e reduzir a evasão escolar no país. A expectativa é iniciar os pagamentos, cujos valores ainda não estão definidos, em janeiro de 2024.

- Continua depois da Publicidade -

“Vamos criar uma bolsa para estudantes do ensino médio não desistirem da escola. Vamos dar uma ajuda mensal. Na verdade, não é uma bolsa, é uma poupança, que no final dos estudos vai retirar para fazer o que quiser. Vamos anunciar na próxima semana”, disse Lula durante transmissão nas redes sociais.

O R7 verificou que o entrave está na questão orçamentária. O Ministério da Educação avalia o valor da bolsa para definir se vai dar um benefício menor, a fim de atingir um número maior de estudantes, ou se vai dar um recurso de maior valor, que, em contrapartida, vai atender menos pessoas.

O modelo analisado considera o pagamento de um valor mensal, uma espécie de mesada, e a outra parte deve ser em depósito, no formato de poupança, que poderá ser sacada quando o estudante concluir a etapa.

A criação da bolsa-permanência para alunos do ensino médio tem como objetivo a tentativa de tornar a escola mais atrativa para os jovens, sobretudo devido ao fato de muitos estudantes acabarem deixando o espaço para trabalhar. Uma pesquisa de opinião, realizada pelo Sesi e Senai, mostra que apenas 15% dos brasileiros com mais de 16 anos afirmam estar matriculados em alguma instituição de ensino.

Para 18% dos jovens de 16 a 24 anos, a razão para deixarem de estudar é uma gravidez ou o nascimento de uma criança. A evasão escolar por gravidez ou filho é o motivo apontado por mulheres (13%), moradores do Nordeste (14%) e das capitais (14%) — o dobro da média nacional, de 7%. O estudo ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos de todos os estados do país.

Foto: Marcelo Camargo.

Mais Lidas