Claro
Escuro

Lionel Messi ganha a Bola de Ouro pela oitava vez após temporada mágica e título da Copa

O argentino Lionel Messi foi eleito pela oitava vez o melhor jogador do mundo, na premiação da Bola de Ouro, da revista France Football, celebrada nesta segunda-feira (30), em Paris.

- Continua depois da Publicidade -

O astro argentino bateu seus principais concorrentes — entre eles Kylian Mbappé, do PSG, e Erling Haaland, do Manchester City — para levar o principal prêmio individual do futebol mundial.

Na temporada 2022/23, Messi marcou 42 gols e 26 assistências e comandou a seleção argentina para um épico tricampeonato na Copa do Mundo do Catar, além de ter conquistado o Campeonato Francês pelo PSG.

Com o oitavo título, Messi se isola ainda mais como o maior vencedor da história da Bola de Ouro. Na segunda posição está Cristiano Ronaldo, hoje no Al-Nassr, da Arábia Saudita, com cinco conquistas. Empatados com três vitórias, aparecem os lendários ex-jogadores Michael Platini, Johan Cruyff e Marco van Basten.

Em seu discurso após o anúncio do título, Messi fez questão de exaltar o legado de Diego Maradona, ídolo argentino que morreu em 2020 e que completaria 63 anos nesta segunda-feira.

“Hoje queria falar do Diego. Não tem lugar melhor para lhe desejar feliz aniversário aqui perto de tanta gente amando futebol, como ele queria. Onde você estiver, Diego, feliz aniversário. Isso vale também para você”, afirmou.

Pela segunda vez na história da premiação, o calendário europeu (de julho de 2022 a agosto de 2023), foi levado em conta para escolher os ganhadores, em vez do calendário anual (de janeiro a dezembro), como era nos anos anteriores.

Desde junho, Lionel é jogador do Inter Miami, dos Estados Unidos, e logo nos primeiros meses já conquistou a Copa das Ligas, tendo ajudado o clube de David Beckham a conquistar o seu primeiro título da história.

Mais do que isso, ele se tornou o principal rosto do projeto estadunidense de expandir o campeonato local.

Atuando na Liga Americana, longe dos holofotes da Liga dos Campeões e do velho continente, esta é provavelmente a última vitória de Messi na cerimônia, que deve abrir espaço para que os “mortais” levem a honraria individual.

De acordo com o R7, o brasileiro Vinícius Jr. ficou na sexta colocação. Na premiação do ano passado, o atacante do Real Madrid e da seleção brasileira ficou em oitavo. Essa é a melhor colocação de um jogador brasileiro desde 2012, quando Neymar ficou em terceiro.

Confira o top 10 da Bola de Ouro masculina:

1º: Lionel Messi (Inter Miami/Argentina)
2º: Erling Haaland (Manchester City/Noruega)
3º: Kylian Mbappé (PSG/França)
4º: Kevin de Bruyne (Manchester City/Bélgica)
5º: Rodri (Manchester City/Espanha)
6º: Vinícius Jr. (Real Madrid/Brasil)
7º: Julián Álvarez (Manchester City/Argentina)
8º: Victor Osimhen (Napoli/Nigéria)
9º: Bernardo Silva (Manchester City/Portugal)
10º: Luka Modric (Real Madrid/Croácia)

Espanhola vence a Bola de Ouro feminina

Aitana Bonmatí, meio-campista espanhola que atua pelo Barcelona, foi eleita a melhor jogadora da temporada. A atleta, de 25 anos, foi o cérebro da equipe que domina o cenário europeu no futebol de clubes. Marcou 18 gols e distribuiu 20 assistências na última temporada.

Apesar do protagonismo, Bonmatí não disputou a Copa do Mundo deste ano, vencida pela Espanha, em um boicote à seleção para protestar contra o assédio moral sofrido pelas atletas espanholas por seu então treinador, Jorge Vilda.

“Como modelos de exemplo, temos que ser responsáveis dentro e fora do campo. Nós devemos ser mais que atletas e seguir lutando juntas por um mundo mais justo, igualitário e pacífico”, declarou a jogadora, que ganhou o prêmio pela primeira vez.

Veja os vencedores das outras categorias:
Prêmio Yashin (melhor goleiro): Emiliano Martínez – Aston Villa/seleção argentina

Troféu Kopa (melhor jogador sub-21): Jude Bellingham – Real Madrid

Prêmio Sócrates (melhor ação de caridade): Vinícius Jr. – Real Madrid (pelo Instituto Vini Jr., que ajuda crianças carentes na região de São Gonçalo, no Rio de Janeiro)

Clube feminino da temporada: Barcelona

Clube masculino da temporada: Manchester City

Troféu Gerd Müller (artilheiro da temporada): Erling Haaland – Manchester City

Foto: Luis Robayo.

Mais Lidas