Claro
Escuro

Veja as profissões com ensino superior mais bem pagas no Brasil em 2023; médico lidera a lista

Com salários de mais de R$ 18 mil, os médicos especialistas são os profissionais mais bem pagos no Brasil, de acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE).

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o G1, outras ocupações bem remuneradas são a de matemático, geólogo, engenheiro mecânico e desenvolvedor de software. Já os trabalhadores com menor rendimento médio são os professores de pré-escola e outros profissionais de ensino.

O estudo foi feito pela economista e pesquisadora Janaína Feijó, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no 2º trimestre de 2023 em todo o país.

O levantamento da FGV analisou as informações de pessoas que trabalham em empresas privadas, em ocupações que exigem ensino superior. A partir disso, listou as profissões citadas com maiores e menores salários no país (veja os gráficos abaixo).

COMPARATIVO – A pesquisadora também analisou esses valores em relação a 2012. O estudo mostrou que o salário dos médicos especialistas, por exemplo, apesar de ser o maior da lista, caiu 13% nos últimos anos.

Já os desenvolvedores de páginas de internet e multimídia tiveram a maior valorização salarial neste período, apresentando um rendimento médio 91% maior do que há 10 anos.

Para a pesquisadora, esse crescimento é natural devido ao desenvolvimento tecnológico da sociedade, mas também teve um grande impacto da pandemia de coronavírus.

“Na pandemia, as pessoas tiveram que utilizar a tecnologia para comprar produtos, desenvolver suas atividades, e isso gerou uma pressão muito grande nesse setor para que as empresas tornassem suas ferramentas de trabalho mais tecnológicas”, afirma.

O salário dos professores, por sua vez, apresentou um crescimento real ao longo da última década, mas a profissão continua sendo mal remunerada, explica Feijó.

“Embora a gente veja esforços de desenvolver piso salarial, essas profissões ainda estão bem longe do rendimento médio das bem pagas.”

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas