Claro
Escuro

Onda de calor: Inmet emite alertas de baixa umidade do ar para 16 estados e o Distrito Federal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade relativa do ar para os próximos dias em várias partes do país. Há previsão de que 16 estados e mais o Distrito Federal sejam afetados.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o G1, o primeiro comunicado do Inmet é um alerta laranja (que significa “perigo”) e é válido até as 18h desta segunda-feira (18) para seis estados. Segundo o órgão, o índice de umidade deve ficar entre 20% e 12% em áreas do Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

O segundo alerta ativo é da categoria amarela, que quer dizer “perigo potencial”, e tem validade até as 22h de quinta-feira (21). Ele abrange uma área maior do país (veja mapa e lista abaixo).

Ao longo da semana, é provável que o Instituto faça novas atualizações nos alertas, já que o pico da onda de calor está previsto para sábado e o bloqueio atmosférico que favorece as altas temperaturas ainda está ganhando força no centro do país.

Alerta amarelo até quinta-feira (21)

Alagoas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
São Paulo
Sergipe
Tocantins

Cuidados básicos

A baixa umidade do ar pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O órgão orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades física, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

Nova onda de calor

O país vive mais uma onda de calor, com dias ensolarados e temperaturas acima do normal para o período. Isso está acontecendo porque um bloqueio atmosférico está impedindo a chegada de frentes frias nos próximos dias, comuns para o período.

Segundo os meteorologistas, o ápice de todo esse calor está previsto mesmo para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, com destaque para as capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, quando novos recordes de calor podem ser estabelecidos, segundo a Climatempo.

No mapa abaixo, os estados com trechos em laranja podem ter temperaturas até 5 graus acima do normal para o mês de setembro. Nos trechos em vermelho, as temperaturas podem ficar até 10 graus acima das que costumam ser verificadas no mês.

Bloqueio atmosférico

Tecnicamente, os meteorologistas explicam que há uma área de alta pressão no centro do país que está ganhando força e que já forma um “bloqueio atmosférico”, que impede a entrada das massas de ar frio. Apesar disso, há previsão de chuvas no Sul do Brasil.

A semana será bastante típica do El Niño, pois o bloqueio atmosférico “segura” as frentes frias na região Sul, formando mais temporais no centro-sul gaúcho.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas