Claro
Escuro

Contas de energia de 1,6 milhão de pessoas serão reajustadas a partir desta terça-feira na Paraíba

O aumento do preço da energia começa a valer a partir desta segunda-feira (28) na Paraíba e atingirá 1,6 milhão de clientes que perceberão um efeito médio negativo (redução) de 1,46% na tarifa de energia. O reajuste foi homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL com o Reajuste Tarifário Anual (RTA) da Energisa na Paraíba.

- Continua depois da Publicidade -

Para os consumidores residenciais que faziam parte da Energisa Borborema, o efeito médio será de 11,96%. Estes consumidores estavam com suas tarifas congeladas há 18 meses e perceberão este aumento também a partir do próximo dia 28.

Os índices são diferentes porque, até este ano, as tarifas-base eram distintas entre as duas empresas. Com a unificação da Energisa Paraíba e da Energisa Borborema, o processo de Reajuste Tarifário Anual, a partir do próximo ano, será único para os clientes que, agora, são todos atendidos pela Energisa Paraíba.

No Nordeste, o estado da Paraíba tem a menor tarifa de energia para os clientes classificados como baixa tensão e entre as menores tarifas do país. A posição reflete a maturidade da concessão e o impacto positivo com investimentos realizados na melhoria do sistema elétrico do estado e, consequentemente, na qualidade do fornecimento.

O efeito médio percebido entre os consumidores da Energisa Paraíba e Borborema será:

Impactos na Tarifa
Paraíba
Alta e Média Tensão
-10,63%
Baixa Tensão
+1,09%
B1 Residencial
+0,68%
Efeito Médio ao Consumidor
-1,46%

Impactos na Tarifa
Borborema
Alta e Média Tensão
+14,44%
Baixa Tensão
+12,32%
B1 Residencial
+11,96%
Efeito Médio ao Consumidor
+12,83%

O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa, que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz e a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

Nos processos de Reajustes Tarifários Anuais, a Aneel promove um reajuste na tarifa vigente a fim de corrigir seu valor pelo índice de inflação acumulado no último ano. Além disso, nesse processo a Aneel aplica um fator de ajuste que visa compartilhar com seus consumidores o ganho de eficiência obtido pela empresa e, com isso, diminuir o impacto do índice de reajuste anual.

Desconto na conta de energia

De acordo com o ClicKPB, a distribuidora oferece para os consumidores condições especiais para facilitar o pagamento da fatura de energia. Um dos exemplos é a negociação de contas em atraso em até 24 vezes, inclusive por meio de cartão de crédito, que pode ser feito pelos canais de atendimento: WhatsApp da Gisa, aplicativo Energisa On (disponível nas lojas virtuais) e site energisa.com.br. No caso de clientes que não possuem faturas em atraso, existe a opção do parcelamento por meio da fintech Voltz.

Quer economizar? Se liga nas dicas:

Substitua as lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas do modelo LED

Elas consomem até 85% menos energia para produzir a mesma quantidade de luz. E, sempre que possível, prefira utilizar a luz natural.

Retire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando

Mesmo em stand-by, os aparelhos como TV e micro-ondas consomem um pouco de energia elétrica por causa da luz do aparelho.

Reduza o tempo no banho e economize energia elétrica e água.

A simples mudança da chave seletora de temperatura pode reduzir até 35% do consumo de energia do aparelho na maioria dos modelos.

Evite abrir a porta da geladeira a toda hora

Ao abrir a porta da geladeira muitas vezes, o ar quente vindo de fora obriga o motor a gastar mais energia elétrica para resfriá-lo novamente. Observe se as borrachas das portas estão vedando corretamente.

Coloque o ar-condicionado na temperatura correta

Utilize o aparelho em temperatura amena, como 23º C, para que o clima fique agradável e utilizando menos energia. Sempre deixar as portas e janelas do ambiente fechadas durante o uso para evitar a troca de calor com o ambiente externo. Mantenha os filtros limpos para que o aparelho tenha um bom desempenho na refrigeração. Evite ficar com o aparelho ligado muitas horas. Quanto mais horas ligado, mais energia consumida.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas