Claro
Escuro

Governo do Estado lança 1ª Corrida Pela Vida e pretende bater recorde de doação de sangue; veja como participar

Dezenas de pessoas se reuniram na manhã deste sábado (5) para o lançamento da 1ª Corrida Pela Vida, na praia do Cabo Branco. Com o objetivo de salvar vidas, por meio do incentivo à doação de sangue, o evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com o apoio do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde do Estado, do Hemocentro da Paraíba e da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. A corrida será realizada no dia 15 de novembro com percursos de 3km, 5km e 10km. A meta do evento é bater o recorde de doações de sangue em um único evento, que atualmente é de 500 bolsas.

- Continua depois da Publicidade -

As inscrições para a 1ª Corrida Pela Vida começam nesta segunda-feira (7) e vão até o dia 15 de outubro, em todo o Estado. Doadores de sangue podem participar de forma gratuita. Para se inscrever, basta o atleta comparecer ao Hemocentro, ou Hemonúcleos da Paraíba, fazer uma doação de sangue e receber a declaração de participante.

De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, o evento alia o bem-estar à solidariedade, por meio das doações e acredita que toda população paraibana se envolverá na campanha. “Estamos muito felizes com o lançamento deste evento em promoção à saúde e, principalmente, de uma causa tão nobre que é salvar vidas. Por isso, queremos convidar toda a população da Paraíba a se engajar nesse movimento e realizar a sua doação e participar conosco da corrida pela vida”, salientou.

A data escolhida para o lançamento da Corrida marca o início das comemorações do aniversário de 22 anos do Hospital de Trauma de João Pessoa. A data coincide ainda com o aniversário da capital paraibana. O diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, lembrou a importância da unidade para a assistência na saúde da população. “Podemos dividir a assistência, especialmente na situação de emergência, antes e depois do Hospital de Trauma. E hoje estamos aqui nesta linda praia, juntos, para comemorar a vida e a saúde que este hospital tanto preza, esperamos todos em novembro para corrida”, ressaltou.

Durante o evento de lançamento, o diretor técnico da instituição, Glauber Novaes, reforçou que o objetivo é bater o recorde nacional com doação de sangue em um único evento esportivo. “Naturalmente, no Hospital de Trauma, há uma demanda muito alta por bolsas de sangue, por sermos o maior hospital de Emergência do Estado e termos elevados números de acidentes de trânsitos. Por isso, queremos através dessa campanha conscientizar as pessoas para o risco de acidentes de trânsito e incentivar a doação de sangue para ajudar a salvar vidas. Queremos fazer deste evento um marco no calendário do Estado e quem sabe até no calendário nacional para a gente arrecadar sangue e ajudar a salvar vidas”, ressaltou.

A pessoa que doar sangue, e quiser aderir à corrida, terá até 15 de outubro para fazer a doação de sangue e trocar a declaração por um voucher de gratuidade na Secretaria de Saúde. Caso o corredor não resida na Capital, poderá enviar a declaração para o e-mail: [email protected] e solicitar o resgate do voucher. A inscrição deverá ser efetuada no site www.race83.com.br  

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, destaca a importância das doações de sangue para a saúde no estado. “As doações de sangue por meio das inscrições são muito importantes para o Hemocentro da Paraíba e para todas as unidades de saúde, que necessitam de bolsas de sangue, seja para cirurgia ou complementação de tratamento médico. Vale ressaltar que essa campanha é idealizada pelo Governo do Estado e atende a todos os hemocentros, como também os hemonúcleos do Estado da Paraíba. Então, queremos reforçar o convite a todos os corredores, porque está na hora de aumentar o nosso estoque de sangue e conseguir o maior número de doadores”, frisou.

Além de incentivar as doações de sangue, a corrida também incentiva outra forma de solidariedade, com a doação de alimentos, como explica o diretor técnico da empresa Move Sports, um dos organizadores do evento, Julliemerson Moraes. “Vamos bater o recorde nacional de doação de sangue! Além da doação de sangue, o atleta irá trazer dois quilos de alimentos não perecíveis. Quem não puder fazer a doação no Hemocentro tem a opção de fazer o pagamento de uma taxa. Toda a arrecadação de alimentos e financeira será destinada ao Hospital Padre Zé”, reforçou.

As inscrições da 1ª Corrida pela Vida são individuais, mas, caso não exista a possibilidade do atleta realizar a doação de sangue, uma outra pessoa poderá fazer em seu nome e a gratuidade na participação será mantida. A expectativa do evento é de mil inscritos, a qual os organizadores esperam superar.

Mais Lidas