Claro
Escuro

Vigilância Sanitária fiscaliza venda de laticínios com a comercialização suspensa pela Anvisa

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, através da Vigilância Sanitária, realizou, na manhã desta segunda-feira (19), uma fiscalização em oito estabelecimentos da Capital para verificar se eles estavam vendendo alguns produtos da marca Natville fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda. É que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na última quinta-feira (15), a suspensão da venda, distribuição e uso de alguns desses produtos.

- Continua depois da Publicidade -

Durante a fiscalização, a Vigilância Sanitária detectou que três estabelecimentos ainda comercializavam os produtos: leite UHT integral, leite UHT desnatado (embalagem de um litro) e soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).

De acordo com a agência, que exigiu o recolhimento voluntário desses produtos, uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) verificou que a empresa de laticínios produziu os alimentos “sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança”.

Em acordo com a Resolução RE Nº 2.146, de 15 de junho de 2023, foi solicitado a cada estabelecimento o imediato recolhimento voluntário dos laticínios, assim como a suspensão de comercialização e distribuição dos produtos.

“A nossa tarefa é justamente realizar esse monitoramento e recomendar aos estabelecimentos a retirada das prateleiras dos produtos que porventura ainda estejam sendo comercializados, distribuídos ou consumidos. Nossa missão é justamente fazer esse acompanhamento para que esse recolhimento seja feito voluntariamente e a população evite consumir os laticínios”, alertou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da SMS-JP.

De acordo com a DVS, as ações de fiscalização seguem durante o decorrer de toda esta semana nos locais onde os laticínios são comercializados em João Pessoa.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas