Claro
Escuro

Defesa Civil segue monitorando áreas de risco em João Pessoa após novo alerta de chuva

As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Copmdec-JP) seguem de prontidão após o alerta emitido nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de chuvas entre 20 mm a 30 mm/h (milímetros/hora), podendo chegar a 50 mm/dia, porém com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O alerta é válido até as 10h desta quinta-feira (15).

- Continua depois da Publicidade -

Com o alerta do Inmet, a Compdec-JP intensificou o monitoramento nas áreas de risco. “Desde a semana passada, quando o período chuvoso de fato começou, nós reforçamos esse monitoramento, com a atenção especial às comunidades ribeirinhas e barreiras”, disse o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves.

O coordenador da Defesa Civil destacou ainda a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura para oferecer bem-estar às pessoas. “O Sistema Municipal de Defesa Civil realiza um trabalho preventivo com objetivo de preservar a integridade da população, minimizando os riscos e assegurando a vida”, enfatizou.

Ele reforçou que algumas medidas de segurança devem ser adotadas em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 9 8831-6885, que funciona 24 horas.

Operação Inverno – Desde fevereiro, a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a ‘Operação Inverno’, que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e até mil agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Foto: Kleide Teixeira.

Mais Lidas