Claro
Escuro

Guardas Civis participam de curso que aborda mediação escolar e desenvolvimento de cultura de paz

Os guardas civis metropolitanos de João Pessoa participaram, nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), do curso de Mediação Escolar e Desenvolvimento de uma Cultura de Paz. A capacitação, que aconteceu no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), no bairro do Miramar, foi realizada em parceria com a Pastoral dos Migrantes de Bayeux. O objetivo do curso foi desenvolver ações estratégicas nas escolas para garantir um ambiente escolar saudável para todos.

- Continua depois da Publicidade -

“O curso serve como reciclagem para os guardas que fizeram o primeiro curso de Mediação Comunitária e é também destinado para as equipes do Teatro de Fantoches, coordenadores da Guarda Mirim e demais servidores que tenham contato com a sociedade escolar”, afirmou João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa.

O secretário ressaltou ainda a importância do curso e de como a participação dos servidores é essencial para realizar uma mediação de conflito com sucesso. “O universo da mediação é enriquecedor e de extrema importância para mudar a vida das pessoas, seja no ambiente familiar, convivência e neste caso, no ambiente escolar. A mediação é um grande funil, e­la é tão singular, tão importante que muitas pessoas se entregam para fazer o curso, participam de eventos, mas poucas delas acabam sendo mediadores de fato, na sua essência”, destacou.

No primeiro dia do curso, os servidores participaram de palestras e debates. Já no segundo dia, a prática foi o foco, com atuações em locais específicos. “Nós vestimos nossa armadura, nossa farda e fazemos mediação diariamente, evitando conflitos e, muitas vezes, resolvendo. O curso vem para aprofundar as estratégias de mediação que os guardas precisam exercer nas ruas e nas escolas”, explicou Vitor Almeida, comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

Foto: Roberto Mendes.

Mais Lidas