Claro
Escuro

Semam disponibiliza mais um canal de denúncias para a população

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Divisão de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está disponibilizando mais um canal de comunicação com a população, que poderá utilizar o telefone 3213 7012 para denúncias de crimes ambientais.

- Continua depois da Publicidade -

A população pode continuar utilizando o Disque Denúncia 3218 9208, que funciona exclusivamente como WhatsApp, recebendo mensagens de texto, áudio e vídeo. Este número continua funcionando 24 horas por dia por meio do sistema chatbot. Para que as denúncias sejam verificadas é preciso que o cidadão informe, na mensagem, o horário e local da ocorrência, com endereço completo e ponto de referência. Já o 3213 7012 funciona como telefone fixo, com atendente, de domingo a domingo, das 8h às 00h.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a atuação dos técnicos da Fiscalização tem um papel fundamental. “Eles são, junto com a população, guardiões do nosso patrimônio ambiental. E trabalham não só nas atividades de rua, mas também atendem demandas de diversos outros órgãos públicos e privados. É uma atuação com base na educação ambiental, sempre mantendo o diálogo com os infratores, informando sobre a legislação ambiental, mas sempre com rigor, notificando e multando quem descumpre as normas”, concluiu.

A Divisão de Fiscalização da Semam funciona todos os dias, com equipes das 8h às 17h e das 13h às 00h. Os fiscais têm uma atuação com foco na educação ambiental, trabalhando para coibir infrações como poluição sonora, lançamento de esgoto clandestino, desmatamento, poluição atmosférica, entre outros. Na equipe atuam geógrafos, engenheiros ambientais e gestores ambientais.

Os técnicos atuam atendendo as demandas externas e também internas da Semam, apoiando vistorias, produzindo laudos, relatórios e procedimentos administrativos para todos dos demais setores da Secretaria. Também atuam em ações pontuais, junto com órgãos federais, estaduais e municipais, como Polícia Ambiental, Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), entre outras secretarias da Prefeitura de João Pessoa.

Foto: Kleide Teixeira.

Mais Lidas