Claro
Escuro

Cabedelo investe em segurança nas escolas com promoção de ações e implantação de mecanismos

Buscando aumentar o nível de proteção às unidades de ensino, a Prefeitura Municipal de Cabedelo vem promovendo ações e implantando mecanismos que venham a aperfeiçoar a segurança. As ações visam reforçar a segurança nas escolas e creches, com o objetivo de coibir possíveis atos criminosos contra alunos e professores, como vem acontecendo em todo o país.

- Continua depois da Publicidade -

Nesta terça-feira (18), a PMC, por meio da Guarda Metropolitana, deu início à implantação de um sistema de dispositivos de alerta de ocorrências nas unidades. O chamado “Botão de Pânico” ou “controle”, que serve para alertar as forças de segurança em casos de possíveis ocorrências, foi implantado pioneiramente na Creche Municipal Tarik Anthony Maia Azevedo, no Portal do Poço.

“Nos que compomos a Guarda Metropolitana temos que estar atentos a todos os ambientes procurando garantir a segurança dos cidadãos cabedelenses. Não poderia ser diferente em relação às escolas. As medidas que temos tomado são respostas às demandas e a gestão está fazendo a sua parte para garantir a segurança de alunos e professores. Nossa meta é manter escolas e comunidade escolar segura, garantindo o sossego dos pais”, afirmou o Secretário Municipal de Segurança, Magalhães Lourenço.

Patrulha Escolar – Outro mecanismo de prevenção, lançado na semana passada, foi o Projeto Patrulha Escolar, responsável por garantir a segurança nos horários de entrada e saída dos alunos. A Patrulha é composta por profissionais exclusivos para a Patrulha, que terão a tarefa de humanizar e aproximar ainda mais a relação da Guarda Metropolitana com a comunidade. Além dessas medidas, também foi anunciada a abertura de um processo licitatório para a aquisição de detectores de metal para a entrada das creches e escolas.

Assistência Mental– A Secretaria Municipal de Educação também tem se empenhado em promover ações de prevenção e conscientização para o problema da violência no âmbito escolar. No último dia 13, a Seduc deu início a um ciclo de palestras com psicólogos, conselheiros tutelares, assistentes sociais e educadores, nas salas de aulas das escolas da rede municipal de ensino.

Além das palestras para o alunado, serão realizadas formações com Gestores e Funcionários, visando criar um ambiente escolar mais seguro. A iniciativa faz parte das ações integradas contra a violência no ambiente escolar e é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e os Conselhos Tutelares 1 e 2.

“O ambiente escolar tem entrado na pauta dos debates nacionais atualmente, não por conta exclusiva da educação e do ensino, mas da violência que o atinge. Diante das situações que se sucedem, é preciso estarmos atentos para darmos respostas efetivas, atuar na prevenção e criar meios de promover uma discussão e gerar uma cultura de promoção da convivência e da paz. O objetivo é sempre investir num ambiente seguro, saudável e acolhedor”, declarou a secretária da educação, Priscilla Rezende..

Dentro das ações de prevenção às violências promovidas pela Seduc incluem-se ainda a Mediação de Conflitos, já implantados nas unidades de ensino, com o intuito de promover a Cultura de Paz; a Educação Emocional e o Protagonismo Estudantil.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas