Claro
Escuro

Professoras da Educação Infantil iniciam novo processo de formação continuada na UFPB

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Departamento de Educação Infantil (DEI), realiza até quinta-feira (13), das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, mais uma etapa de formação continuada com os profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal que atuam nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O processo formativo acontece em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Educação. O tema do encontro é ‘Campos de experiências e direitos de aprendizagem’.

- Continua depois da Publicidade -

“Estes encontros formativos têm um papel fundamental, pois é nesse momento que o profissional potencializa conhecimentos, ressignifica suas ações, empoderando-se intelectualmente para refinar sua prática pedagógica. Estou muito realizada com o caminho que está sendo trilhado pela atual gestão com essa política de formação continuada que vem fortalecendo e qualificando os profissionais”, agradeceu a diretora do DEI, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.

Entre os conteúdos as participantes estão vendo temas como: Desenvolvimento Infantil, Base Nacional Comum Curricular (BNNC), diretrizes, a história da infância, direitos de aprendizagem, entre outros assuntos.

“Essa formação tem sido de grande desenvolvimento para as professoras onde muitas chegam sem ter uma formação inicial. Aqui elas têm se apropriado das temáticas que a gente vem estudando, relatando as experiências. Aqui é um espaço onde a professora pode compartilhar o que ela sabe e aprender junto comigo e eu com elas”, explicou a professora de Educação Infantil da UFPB, Renata da Costa Lima.

Lisandra Rose Veríssimo de França é professora polivalente do CMEI Assis Tavares e está passando exatamente por este processo de ter a primeira formação. “Tem sido um aprendizado e um desenvolvimento para minha área de educação. Eu gosto muito de trabalhar com crianças e isso abre um leque, uma visão para aquilo que estamos fazendo dentro dos CMEIs. Os projetos apresentados e as aulas que vem sendo dadas tem nos ajudado bastante”, disse com alegria.

Já a professora polivalente do CMEI Delegada Maria Tereza Sousa Leite, Adriana Rodrigues de Oliveira, já está em sua sexta formação e sabe da importância de cada uma delas. “Para mim é importantíssimo porque é um momento de reciclagem, de partilha de conhecimento. A cada formação a gente vai enriquecendo de conhecimento e de troca mesmo porque você vai revendo suas práticas pedagógicas”, falou a professora.

A professora, também do campo da Educação Infantil da UFPB, Claudia Maria de Lima transmitiu para as formandas os direitos de aprendizagem, campos de experiências articulados com os campos pedagógicos que são desenvolvidos na Rede Municipal. Ela também falou da parceria dessa formação da UFPB com a Prefeitura de João Pessoa.

“Essa parceria da Universidade Federal da Paraíba com a Secretaria de Educação potencializa ambos os espaços porque ela é um processo formativo não só para a Universidade, que se conecta com a prática cotidiana, como também a Rede Municipal se conecta com aquela produção de conhecimento que a instituição de ensino vem construindo. Educação básica e superior com essa parceria só fortalece a formação em uma perspectiva mais ampla, seja ela inicial ou a continuada”, conclui a professora.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas