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No Dia Mundial do Consumidor, Prefeitura lança guia para orientar turistas que visitam João Pessoa

No Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), os turistas que visitam João Pessoa ganharam um aliado para conhecer os pontos turísticos da Capital paraibana e também sobre seus direitos: O Guia do Consumidor Turista, lançado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

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A cartilha foi apresentada em um hotel na orla, pelo titular do Procon-JP, Rougger Guerra, durante a primeira reunião ordinária de 2023 do Conselho Municipal de Turismo de João Pessoa (Comtur), que é composto por mais de 25 órgãos do Município, Estado e de outros segmentos que integram o Trade Turístico de João Pessoa. O secretário disse que o Guia do Consumidor Turista vem reforçar o cuidado que a gestão do prefeito Cícero Lucena tem para com o segmento e com os que visitam a Capital, oferecendo mais um canal de comunicação com dicas dos pontos turísticos da cidade e também de proteção e segurança dos visitantes.

“A ideia é que o turista consumidor que visite nossa cidade esteja ciente dos seus direitos. O Guia traz imagens de pontos turísticos e informações sobre a história da Capital. Além de divulgar nossas belezas naturais, detalha sobre o que reza a legislação desde o transporte aéreo, em relação aos voos e bagagens, ao transporte rodoviário e ainda os requisitos para adquirir gratuidade ou descontos nas passagens intermunicipais na Paraíba. Fala ainda das taxas de serviços em bares e restaurantes, no tocante a obrigatoriedade e outras situações”, explicou.

O Guia com informações básicas sobre os direitos do consumidor turista foi confeccionado nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. “Nesta primeira fase serão distribuídas cerca de duas mil cartilhas nos principais pontos turísticos da Capital, hotéis, bares e eventos do Procon e da Setur, e nos próximos 30 dias, mais duas mil”, destacou. A cartilha pode ser acessada ainda pela internet, através do link www.proconjp.pb.gov.br

O presidente do Comtur e secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, também ressaltou a importância da cartilha na vida dos turistas que visitam João Pessoa, “pois vem reforçar a qualificação do turismo da Capital, fornecendo aos visitantes conhecimento prévio dos nossos pontos turísticos e também de como resolver alguns problemas, como por exemplo, quem perde o voo ou chega atrasado no hotel, que direitos têm? Quais os canais de ajuda nesse processo? Enfim, só veio fortalecer ainda mais o setor”.

Segundo Daniel Rodrigues, de posse desse Guia, o turista vai ter a certeza de que está numa cidade que trata o turismo e o turista com seriedade. Atualmente, conforme informou, a ocupação hoteleira em João Pessoa está na ordem e 75%, “o que é bem satisfatório, visto que estamos no período de baixa estação”.

Programação – Além do lançamento do Guia do Consumidor Turista, ainda nesta quarta-feira (15), o Procon-JP comemora o Dia Mundial do Consumidor com a realização também de uma ação no Largo de Tambaú a partir das 18h, com atendimento ao consumidor, distribuição de panfletos, brindes e música ao vivo.

As comemorações do 61º aniversário do Dia Mundial do Consumidor na Capital iniciaram desde 9 de março, com o prefeito Cícero Lucena lançando o Programa Procon-JP vai às Aulas 2023, com a visita de 44 alunos de duas turmas da 5º série da Escola Municipal Antônio Santos Coelho, acompanhados por fiscais do órgão, a um supermercado, onde receberam noções básicas sobre economia financeira em aula prática. Todos os estudantes receberam certificado de participação.

Atendimentos do Procon-JP:
Sede: Avenida Pedro I, n° 473, Tambiá;
Orientação e dúvidas: 0800 083 2015;
Procon-JP na sua mão: (83) 9 8665-0179;
WhatsApp transporte público: (83) 9 8873-9976.

Foto: Dayse Euzébio.

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