A importância da preservação dos recursos hídricos é abordada na programação do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, promovida pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), nesta semana, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). As palestras são fruto de parcerias com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). A Semam ainda organizou uma programação com exposições, palestras e outras atividades que acontece durante todo o mês de março.
Nesta semana, as palestras acontecem no Museu de História Natural do Parque Arruda Câmara. A primeira palestra “Os rios que temos e os rios que queremos”, acontece nesta quinta-feira (9), às 9h, ministrada pela bióloga e professora da UFPB, Cristina Crispim, que convida o público a fazer uma reflexão sobre os rios que cortam as cidades, sua conservação e se ainda é possível salvá-lo.
Já a Sudema explora no seu tema a importância da água para o nosso ecossistema. “Serão abordadas questões a respeito da balneabilidade da água, evidenciando os principais agentes contaminantes e sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil”, explica Suellen Finizola, coordenadora de eventos e Educação Ambiental da Semam.
Na oportunidade, a Sudema informa sobre o Projeto Nascente Viva, com ênfase à importância das florestas para os reservatórios hídricos. O projeto foi criado em 2022 com objetivo de promover ações de recuperação de nascentes, matas ciliares no alto e médio curso do Rio Paraíba e de conscientização da comunidade local.
Dando continuidade a programação do Dia Mundial da Água, acontecerão várias atividades no Parque Arruda Câmara, até o final do mês de março, todas abertas ao público, com exceção da ação em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Caribessa Conservação, na próxima segunda-feira (13), às 14h. Lembrando que o ingresso para ter acesso ao Parque é R$ 3,00.
A ONG vai disponibilizar cinco caiaques duplos para a realização de atividades no lago com a participação de um grupo de escoteiros.
Quem for a Bica, também, poderá aproveitar para visitar a exposição fotográfica (A)MAR e o acervo da Coleção Didático-Científica de Lixo Marinho que traz itens como caixas sensoriais e resíduos de várias partes do mundo.
Todo o material está exposto no Museu do Parque e faz parte do projeto Mares Sem Plástico, da UFPB, aberta ao público até o final do mês.
Serviço – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) fica localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Baixo Roger. Com horário de funcionamento das 8h às 17h (bilheteria até 16h), de terças a domingos. O valor da entrada é R$ 3,00, sendo grátis crianças (até 7 anos) e idosos (a partir de 65 anos).
Confira a Programação
Exposição: ‘Mares sem Plástico’
Local: – Museu de História Natural – Bica
Dia: todos os dias – aberta ao Público
Hora: manhã: a partir das 9h /
tarde: a partir das 14h.
Trilha da Água
Local: na Bica
Dia: todas as quintas-feiras
Hora: 14h.
Palestra e Oficina: Sudema
Local: – Museu de História Natural – Bica
Dia: todas as sextas-feiras
Hora: 9h às 11h
Exposição: Peixes da Caatinga
Local: – Museu de História Natural – Bica
Dia: todos os sábados
Hora: 14h às 16h.
Palestra: “Os rios que temos e os rios que queremos” – Ecofossas Responsável: Prof.ª Cristina Crispim / UFPB
Local: Museu de História Natural – Bica
Dia: 09/03 (quinta-feira)
Hora: 09h.
Caribessa – Passeio de caiaque
Local: Lago da Bica
Dia: 13/03 (segunda-feira)
Hora: 14h (evento fechado para grupo de escoteiros)
Palestra e Oficina: INPACT
Local: Museu de História Natural – Bica
Dia: 14/03 (terça-feira)
Hora: 15h.
Palestra e Oficina: Guajiru
Local: Museu de História Natural – Bica
Dia: 14/03 (terça-feira)
Hora: 15h.
Palestra: “Conectividade Entre os Ecossistemas Aquáticos: Rios-Mares-Oceanos, e as Interferências Humanas” – Corais Eu Cuido – prof. Cristine Sassi-UFPB.
Local: Museu de História Natural – Bica
Dia: 15/03 (quarta-feira)
Hora: 15h.
Foto: Reprodução Google.