As mulheres do Valentina de Figueiredo e bairros circunvizinhos tiveram uma tarde especial neste 8 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A Associação Beneficente Caminho da Esperança, com apoio da Prefeitura de João Pessoa, realizou um evento com serviços e lazer em homenagem a elas. O evento contou com a participação da primeira-dama Lauremília Lucena.
“Iniciamos hoje o Dia Internacional da Mulher com uma caminhada na praia homenageando as mulheres que trabalham na Emlur. E agora, no fim da tarde, estamos prestigiando o evento desta associação que tem um trabalho belíssimo com as mulheres, sempre preocupada com a capacitação delas. São muitos depoimentos de mulheres com depressão, que perderam os filhos, e receberam todo o apoio aqui. O trabalho desenvolvido nesse local é muito importante para elas”, destacou Lauremília.
Desde o início da tarde, a mulherada teve acesso a serviços como corte de cabelo, maquiagem, palestras e muito mais. As mulheres ainda receberam lanche e participaram de sorteio de brindes. Os filhos das participantes também puderam curtir uma tarde divertida com brincadeiras e lanches.
Uma dessas mulheres foi Maria Bernadete Delfonso Pereira, moradora de Paratibe. Ele foi acompanhada pelas duas filhas e aprovou a iniciativa. “Achei tudo muito bacana. Foi minha primeira vez e fiquei satisfeita. Nós mulheres, que muitas vezes somos tão perseguidas, merecemos um dia especial pra gente”, falou a dona de casa.
A Associação Beneficente Caminho da Esperança funciona em João Pessoa há mais de 7 anos. Além de oferecer cursos de capacitação, ela faz um importante trabalho de segurança alimentar com as famílias da região, distribuindo todos os meses mais de 300 toneladas de alimentos.
“A grande maioria das mulheres atendidas por nós é da periferia, com renda baixa e sem o básico para alimentar seus filhos. Então, nós oferecemos aulas de violão, violino, cursos de culinária, corte de cabelo, além do Projeto Mesa Farta, onde distribuímos frutas e verduras para oito comunidades, com mais de 300 toneladas por mês, o que representa 2.040 famílias atendidas”.
Foto: Dayse Euzébio.