O Instituto Cândida Vargas (ICV), da Prefeitura de João Pessoa, realiza, durante o mês de março, uma programação especial voltada para o público feminino, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8). A primeira ação acontece nesta quarta-feira (8), a partir das 9h, com entrega de peças de enxoval e kits de higiene pessoal para gestantes e puérperas internadas no ICV.
Além dessa ação, nos dias 18 e 25 de março, mulheres na fila de espera da regulação, lotadas nos cinco distritos sanitários do município, irão participar de uma atividade no ICV, com acolhimento, educação em saúde, sobre direitos sexuais e reprodutivos e autocuidado, além de um café da manhã e realização de 100 ultrassonografias de mama em cada data.
O objetivo é promover espaços de cuidado integral, levando em conta a promoção da saúde e a prevenção de agravos, tendo como importante papel relembrar o valor das mulheres, suas lutas, conquistas e necessidades diante de um contexto social ainda misógino, limitante.
Segundo Rosselle Leite, coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher, as ações acontecem em conjunto com a atenção primária e secundária da saúde, além de parceiros que prestarão serviço especializado e fornecerão brindes para tornar as ações mais acolhedoras e especiais.
“As atividades visam atender às mulheres de João Pessoa, conforme a realidade de cada território e diante da necessidade de agilizar consultas e exames mais demandados, a exemplo da Colposcopia e ultrassonografia das mamas, a fim de reduzir as filas de espera e priorizar os casos mais urgentes”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto com a maternidade promoverá atividades que vão abordar as principais linhas de cuidado da saúde da mulher preconizadas pelo Ministério da Saúde, conforme a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, quais sejam: Planejamento Reprodutivo; Período Perinatal e Pré-natal do parceiro; Assistência às Situações de Violência Doméstica e Sexual; Prevenção dos Cânceres de Colo de Útero e de Mama; entre outros.
De acordo com o diretor geral do ICV, Quintino Régis, a maternidade mantém esse olhar especial para as mulheres durante todo o ano. “O ICV tem investido na tecnologia para favorecer o acesso da população e dos profissionais à assistência através da Telemedicina, tem avançado na implementação do prontuário eletrônico, promovido alinhamentos/qualificações para as equipes multiprofissionais interna e externamente, com enfermeiros e médicos da atenção básica, por exemplo”, pontuou.
Foto: Reprodução Google.