Claro
Escuro

Axé de Reinaldinho empolga foliões e encerra carnaval na Praia do Miramar

Foram cinco dias de muita folia, alegria e empolgação. O clima de Carnaval tomou conta e encheu Cabedelo de muita alegria, frevo e axé. Os foliões tomaram as ruas e a praia e se esbaldaram com a festa mais popular e aguardada do ano.

- Continua depois da Publicidade -

Nesta terça-feira (21), a cidade portuária fechou em grande estilo as festividades de Momo, com blocos no Corredor da Folia, Batucadas pela cidade e os shows do cantor baiano Reinaldinho (ex-Terra Samba) e a banda prata da casa, Stylo Ousado, na Praia do Miramar.

Durante os cinco dias de festa, a cidade recebeu mais de 50 mil foliões, que pularam um carnaval seguro e muito animado.

“Estávamos ansiosos pela retomada da mais tradicional festa popular brasileira e Cabedelo não podia deixar de promover uma belíssima festa. Antes da pandemia, nossa cidade com toda sua conjuntura já vinha buscando se consolidar como a melhor festa de carnaval do litoral paraibano e estamos exatamente nesse caminho. Com o planejamento e a dedicação de todas as secretarias municipais da atual gestão estamos promovendo um evento que visa agradar todo tipo de folião. Desde aquele que curte o carnaval tradição com as orquestras de frevo nos bairros, passando pelos que gostam de acompanhar os trios dentro de um circuito pré-estabelecido, aos que gostam de batuque e até aqueles que adoram a folia à beira-mar. O comércio foi aquecido e movimentado durante todos os dias. Essa é mesmo a Capital do Verão Brasileiro”, destacou Igobergh Bernardo, secretário municipal de Cultura.

Sucesso nos anos 90 como vocalista do grupo baiano Terra Samba , Reinaldinho se reinventou e investiu na força de um novo movimento artístico para trazer de volta aos palcos um segmento ímpar no mercado da música baiana. Com muitos anos de estrada e uma carreira nacional e internacional consolidada, o cantor chegou em Cabedelo com uma mistura do samba de raiz com a pegada do axé. Depois de colocar sua voz em grandes sucessos como “Carrinho de Mão” e “Libera Geral”, à frente do Terra Samba, o músico celebra os 30 anos do axé cantando sucessos que consagraram o ritmo musical.

“A gente sempre fica na expectativa junto com o público. Último dia de carnaval e a responsabilidade foi muito grande. Espero que todos tenham se divertido bastante. Cabedelo é uma cidade belíssima e eu quero ter a oportunidade de conhecer melhor nas próximas vezes que eu estiver por aqui. Agradeço demais pelo convite pra fazer essa festa de encerramento”, comentou Reinaldinho.

O público acompanhou de perto e seguiu todos os passos dos sucessos apresentados pelo cantor baiano. Pessoas que vieram de todos os lugares e lotaram a Praia de Miramar.

“Pra mim foi a melhor festa de carnaval que eu já fui. Teve folia diferente em todo canto. Show na praia, blocos, troças e batucadas nas ruas ..foi top”, comentou o coreógrafo Sandro Diniz, que veio de Currais Novos-RN pra passar o carnaval com os amigos em Cabedelo.

“Há muitos anos que não tínhamos um carnaval assim. A Prefeitura está de parabéns. Muitas atrações e o povo todo prestigiando. Não se viu ou ouviu nenhuma reclamação nos últimos dias”, afirmou dona Josefa Carvalho, que montou um mini camarote em sua casa só para ver a passagem dos blocos.

Para quem foi curtir a folia e também ganhar uma grana extra, deu para fazer os dois com muito sucesso. Dona Rita Gomes já coloca o seu comércio de espetinhos e bebidas há muitos anos nas festas locais e disse que nesse carnaval obteve os melhores resultados.

“Em vários dias eu consegui zerar meu estoque de espetinhos. As vendas foram ótimas! Não tenho do que reclamar. Trabalho com mais 3 pessoas e todas elas tiveram um bom apurado”.

Organização e segurança também foram destaques durante não apenas nos shows da Praia do Miramar e no Corredor da Folia como de todo o carnaval de Cabedelo.

Equipes da Segurança, da Mobilidade Urbana, da Defesa Civil e da Saúde preparam uma ação integrada para garantir a tranquilidade de todos os foliões.

O capitão Fábio Medeiros, subcomandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar da Paraíba, fez um balanço do evento em nome das forças de segurança.

“Neste período de carnaval, com a ajuda de todo aparelho de segurança que foi disponibilizado, tanto pelo Governo do Estado quanto pela Prefeitura de Cabedelo, não observamos nenhuma ocorrência que chamasse a nossa atenção. O povo de Cabedelo está de parabéns! Pois, durante estes dias e noites, não tivemos nenhum atrito vultoso”.

Serviços – Durante o carnaval de Cabedelo, várias secretarias municipais trabalharam incessantemente em vários programas, projetos e serviços em prol da população, em especial dos foliões que estavam nas festividades.

A Secretaria de Assistência Social (Semas) continuou mantendo o projeto do camarote acessível, que abrigou durante as noites de festa as pessoas com deficiência e seus acompanhantes; a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres escalou suas funcionárias para trabalharem e abordarem a campanha “Não é não, também no Verão” contra o assédio em todos os aspectos; a Secretaria de Turismo (Setur) passou os dias do evento trabalhando fortemente a campanha “Aqui é Cabedelo”, com distribuição de brindes entre os artistas, camisas com os funcionários e a instalação de espaços instagramáveis que fizeram sucesso nas redes sociais dos foliões; a Defesa Civil fez todo trabalho de orientação preventiva junto aos comerciantes e também disponibilizou seus bombeiros civis para atuarem em pontos estratégicos por toda cidade; a secretaria de Saúde montou um posto fixo onde teve distribuição de preservativos e a presença de uma equipe médica para dar suporte e orientação a algum suposto paciente ou usuários.

Além destas, outras secretarias trabalharam diuturnamente numa logística coordenada pela Secult pra não deixar nada faltar para os foliões. A exemplo das secretarias de Comunicação, Infraestrutura e Transporte.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas