Claro
Escuro

Bloco Portadores da Folia completa 30 anos e comemoração terá volta à avenida 

O Bloco Portadores da Folia, completa 30 anos e promete desfilar com muita alegria e inclusão pela orla da capital, na prévia carnavalesca deste ano, para comemorar o aniversário, após dois anos de impedimento por causa da pandemia da Covid-19. O desfile acontecerá no dia 14 de fevereiro, com concentração a partir das 14h, na Avenida Almirante Tamandaré (em frente à Pizza Nostra), na Praia de Tambaú. Puxado pela Banda Tentáculos, o bloco sairá às 16h até o Largo da Gameleira.

- Continua depois da Publicidade -

Criado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), instituição de referência no atendimento de pessoas com deficiência na Paraíba, tem como objetivo integrar, socializar e oportunizar à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida familiares e a comunidade em geral de todo o Estado, participar do Projeto Folia de Rua de João Pessoa, com acessibilidade e inclusão social.

Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, “o Bloco Portadores da Folia reúne entidades de e para pessoas com deficiência e mobiliza toda a sociedade, ao desfilar na orla marítima, garantindo um espaço afetivo das pessoas com deficiência, no exercício da sua cidadania, além de ser um meio de solidificar a autoestima, concretizando a condição de igualdade com a sociedade, na capacidade de brincar, se integrar à festa, compartilhar emoções e vivenciar a folia com plenos direitos. E sua participação já se tornou uma tradição na folia de momo, quando PcDs, famílias, entidades e a sociedade em geral se encontram para celebrar a inclusão e acessibilidade”.

Para garantir o desfile, a Funad obedece a algumas etapas, desde o planejamento – com participação das coordenações -, programação, trabalho de divulgação com usuários, figurinos, escolha das atrações musicais e organização de todo o esquema de segurança, que conta com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Semob e Samu, de modo que os foliões tenham toda a segurança. No dia do desfile, os servidores da instituição estão envolvidos e, durante todo o percurso, conduzem o bloco e seus participantes.

O Bloco Portadores da Folia já se consolidou como um dos mais animados e organizados do Projeto e é aguardado com muita expectativa no calendário anual do Folia de Rua. Por todo o trajeto, vai arrastando não apenas pessoas com deficiência e suas famílias, mas também simpatizantes e turistas, que se encantam com a vibração positiva que emana dele.

Prévia – A Funad avisa que a largada para as comemorações pelos 30 anos do Bloco Portadores da Folia e participação no Projeto Folia de Rua será no dia 9 de fevereiro, no pátio da Funad. Será um momento de muita brincadeira, frevo e lançamento do estandarte 2023. A festa começa às 8h30 com a presença de usuários, famílias e entidades convidadas.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas