Claro
Escuro

 Ministro defende unificação de sindicatos para fortalecer movimento; único a possuir carta sindical, em Santa Rita, SINFESA larga na frente

Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta quinta-feira (19), o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ao comentar sobre a retomada da obrigatoriedade do imposto sindical, falou sobre a importância da unificação dos sindicatos de classe no país. Para Marinho, existem muitos sindicatos e será necessário um movimento de unificação e absorção de entidades menores pelas maiores e que já estão estabelecidas.

- Continua depois da Publicidade -

“Precisamos de sindicatos que representem bem, mas que representem”, destacou.

Dentro dessa lógica, largarão na frente os sindicatos com representatividade e histórico na defesa e conquista de direitos.

Em Santa Rita; após o processo proposto pelo ministro, o SINFESA, com mais de 20 anos de atuação e um histórico invejável de conquistas trabalhistas para o servidor e servidora municipal, e o único a obter a carta sindical do Ministério do Trabalho e Emprego, o que o oficializa como entidade representativa da categoria santarritense e que deve, em tese, agregar os demais sindicatos e associações de servidores da cidade.

Ouvidas pelo News Paraíba, agentes sindicais do serviço público no município consideram que a
manutenção de outras entidades, levaria à fragmentação e consequente enfraquecimento do poder de mediação de direitos, além de onerar o bolso do servidor com o desconto de mais de um imposto sindical.

“Aquele sindicato que não negocia, que não representa ninguém por que nós vamos ter que garantir a retomada do imposto sindical para esse tipo de sindicato?”, indagou o ministro, para quem existem muitos sindicatos no Brasil, o que deve fazer com que haja uma unificação de entidades para favorecer o processo de representação dos trabalhadores e trabalhadoras das diversas classes.

“Eu acho que tem muitos sindicatos no Brasil, nós precisamos trabalhar um processo de que eles trabalhem e entendam a necessidade de um processo de reunificação, de incorporação de entidades para fortalecer o processo de representação, proteger esses trabalhador” disse.

Assista ao vídeo:

Manno Costa
para o News Paraíba

Mais Lidas