Claro
Escuro

Cícero Lucena anuncia ampliação da Tardezinha Inclusiva com oficinas artísticas

O prefeito Cícero Lucena recebeu, na manhã desta quinta-feira (19), representantes da causa do autismo e organizadores do projeto Tardezinha Inclusiva. O encontro aconteceu no gabinete do gestor, em Água Fria, e foi a oportunidade para discussão sobre a ampliação do projeto, que garante atividades de socialização para crianças com autismo ou síndrome de Down e agora vai oferecer oficinas artísticas.

- Continua depois da Publicidade -

“É uma alegria receber a representatividade deste segmento. Temos colhido excelentes resultados com a Tardezinha Inclusiva e agora vamos dar mais um passo, atendendo a demanda deles, que é a oferta de oficinas que nos permitam incentivar e descobrir talentos. Fico muito satisfeito com mais essa medida de inclusão”, afirmou.

A Tardezinha Inclusiva acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, no Centro Cultural de Mangabeira. O espaço é aberto para oferecer atividades recreativas e culturais para crianças com autismo e síndrome de Down. A partir do próximo sábado (21), esse projeto ganha um desdobramento, que é a oferta de oficinas semanalmente, sempre aos sábados. Além disso, também está previsto um projeto de escuta e cuidado com os pais das crianças.

De acordo com o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcos Alves, as primeiras oficinas estarão voltadas para a musicalização e dança. “Vamos tentar criar uma quadrilha junina com jovens e adultos autistas. É um trabalho que inclui diversas instituições e todo um conjunto de pais e mães que os acompanham. Trata-se de uma ampliação do projeto para que as crianças se capacitem e exerçam melhor seu direito à arte e à cultura”, declarou.

A presidente da Associação Paraibana de Autismo, Hosana Carneiro, avaliou o encontro como muito positivo. “Fico muito feliz, pois vejo que estamos vivendo um novo momento. A gestão municipal abriu as portas para nós. Nos sentimos acolhidos, vistos, ouvidos. O prefeito demonstra uma sensibilidade muito grande no que diz respeito à inclusão, pois ele ouve as famílias”, declarou.

A presidente do Centro Incluir, Edineide Jezine, também esteve presente. “Apresentamos o projeto Passo a Passo na Inclusão, que busca empoderar crianças com T21 e TEA, para que elas desenvolvam seus talentos. Nossa meta é audaciosa, de se apresentar no São João da cidade, mas as crianças são capazes disso”, afirmou.

A organizadora da Tardezinha Inclusiva, Nick Fernandes, avalia que a novidade é um acréscimo importante ao projeto. “A Tardezinha só foi um sucesso na medida em que vemos que os autistas conseguem entrar e participar até o fim. Daí vem a ideia do Passo a Passo, que é um braço a mais de oficinas e de cuidar de quem cuida. Ficamos muito felizes de ver o projeto crescer”, declarou.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas