Claro
Escuro

Câmara de Alhandra aprova lei que autoriza rateio do FUNDEB com professores da rede municipal de ensino

Foi aprovada ontem na Câmara Municipal de Alhandra uma lei que autoriza o rateio dos recursos do Fundeb com os professores municipais.

- Continua depois da Publicidade -

A legislação que criou e regula o Fundeb estabelece que o percentual mínimo de 70% dos valores, repassados pela União aos estados e municípios, devem ser direcionados para a valorização salarial dos servidores da Educação. Garantido esse montante, o restante dos recursos pode ser destinado à ações de manutenção e desenvolvimento do ensino.

Acontece que em diversas cidades da Paraíba e de outros estados o poder executivo municipal não faz o rateio e repassa o saldo do Fundeb como prevê a lei.

O vereador Jeremias Santos, autor do projeto, disse que a câmara não está criando nenhuma despesa para o executivo, mas valorizando uma classe que tem papel importante no desenvolvimento da cidade.

Quando estados ou municípios não atingem mínimos pela lei com o pagamento dos salários, os governos concedem abonos aos profissionais da educação de suas respectivas localidades. Essa lei está apenas trazendo mais legalidade ao ato e mais respeito aos profissionais da educação, disse o vereador.

Veja o vídeo da sessão:

Assessoria

Mais Lidas