Claro
Escuro

EXCLUSIVO: News Paraíba tem acesso ao processo do Avante de Santa Rita e caso promete abalar base política de Panta

O News Paraíba teve acesso exclusivo a documentos importantes que provam, em tese, que os vereadores Jardel de Pinto e Kinho de Lerolândia, da base da situação na Câmara Municipal, não cometeram crime de fraude eleitoral no pleito de 2020, em Santa Rita, e que supostas forças “ocultas” tem agido para cassar os mandados dos dois parlamentares.

- Continua depois da Publicidade -

Edilma Nascimento, segundo os autos do processo teria apresentado uma carta-denúncia no dia 20 de outubro de 2020, desistindo da campanha, alegando problemas psiquiátricos, o que, segundo o documento escrito de próprio punho, a impedia de seguir na disputa.

Este documento, chave no processo, deveria ter sido protocolado no Cartório Eleitoral, mas nunca foi. Segundo fontes consultadas pelo News Paraíba, este trabalho não foi feito pela direção partidária.

Confira a carta, na íntegra:

Além da carta, Edilma também tem um atestado, já validado pela Justiça, segundo nossas fontes, emitido na mesma data da carta, com CID F33.3.

Segundo consulta à lista de códigos, o documento atesta a Edilma transtorno depressivo recorrente, episódio atual grave com sintomas psicóticos.

Veja:

Nos autos, também consta que em 2020 Edilma fez tratamento com anti-depressivos, a despeito de uma receita azul, com prescrição de Diazepam 10mg, prescrita pelo mesmo médico que anotou o atestado em outubro daquele ano.

Confira:

Edilma Nascimento também recebeu um auxílio por incapacidade concedido pelo INSS por quatro meses no ano de 2014 e uma perícia médica feita em janeiro de 2020, portanto, nove meses antes de renunciar à sua candidatura, através da qual abriu um processo pedirmos a sua aposentadoria.

Confira os documentos:

Elementos que levam a questionar se Edilma dos Santos Nascimento tinha realmente condições de disputar uma eleição, sob as condições de estresse em que ela ocorre.

Além da própria renúncia, o caso ainda envolve uma série de confidências que orbitam o prefeito Emerson Panta.

Além dos próprios autores da ação, suplentes do Progressistas, partido de Panta, o Avante tem como presidente Francisco de Assis Ferreira da Cunha, advogado e coordenador jurídico da Secretaria Municipal de Assistência Social, nomeado desde 2017 pela então secretária Jane Panta, outra coincidência no mínimo curiosa da saga.

Jane, candidata à reeleição e principal interessada em apoios, tem tratado pessoalmente do caso com os vereadores da base ligados ao caso.

Segundo nossa fonte, áudios sobre o caso, envolvendo figuras importantes da política santarritense, advogados e outros agentes ligados ao caso serão vazados e veiculadas, em breve, com exclusividade pelo News Paraíba.

Mais Lidas