Claro
Escuro

Coordenador do Enem deixa o cargo após oito meses

O diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Anderson Soares Furtado Oliveira, deixou o cargo oito meses após assumir a função. A exoneração dele, a pedido, foi publicada no “Diário Oficial da União”. Furtado era responsável pela coordenação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

- Continua depois da Publicidade -

Para o lugar dele, o governo nomeou Michele Cristina Silva Melo. De acordo com o g1, ela até então era diretora de Estudos Educacionais do Inep.

Em novembro, Furtado se solidarizou com os funcionários que pediram demissão de cargos comissionados no órgão, a duas semanas do Enem.

Na época, em um ofício enviado a chefias, o diretor pediu valorização dos servidores e um “consenso” para que eles permaneçam nos postos. Anderson afirma ainda que a alta gestão do Inep deve “fornecer condições para os servidores e colaboradores trazerem excelência nessas entregas” e que “não deve jamais representar um fator dificultador a mais”.

Ao pedir a demissão, Furtado escreveu uma carta para o Inep. Nela, diz que saiu por prioridades exclusivas da vida pessoal.

“Conforme tratado anteriormente, prioridades exclusivamente de ordem pessoal me conduzem a esta decisão de foro íntimo. Tenho a convicção que esta saída imediata possibilitará uma substituição oportuna, não comprometendo os cronogramas e os ciclos avaliativos previstos para 2022”, escreveu o agora ex-diretor.

Demissões em série

A demissão em massa no Inep ocorreu no dia 8 de novembro. Quatro dias antes, um grupo de funcionários já tinha participado de um ato em frente à sede do órgão, em Brasília. Entre os problemas citados pelo grupo, estavam desmonte nas estruturas de planejamento do Enem e as trocas de chefia no instituto.

Foto: Divulgação

Mais Lidas