Claro
Escuro

MPF investiga UBS de Lucena por vacinar crianças antes da chegada de imunizante adequado para idade

O Ministério Público Federal da Paraíba está investigando uma denúncia referente a imunização inadequada de crianças na cidade de Lucena, região metropolitana de João Pessoa. A vacinação contra Covid-19 no município teria acontecido semana passada, 7 dias antes da chegada do imunizante com dosagem adequada para idade ao estado. De acordo com a denúncia, cerca de 40 crianças teriam sido imunizadas com vacinas destinadas aos adultos.

- Continua depois da Publicidade -

Procuradas pelo g1, a prefeitura, a Secretaria de Saúde e Unidade Básica não deram resposta sobre o assunto.

As informações foram recebidas pelo secretário de saúde Geraldo Medeiros, na noite desta sexta-feira (14). Ele afirmou que teve acesso ao vídeo de uma das mães que usou as redes sociais para divulgar o caso. Nas imagens, uma mulher que é mãe de dois meninos, ambos com menos de 10 anos, afirma que no último dia 7 de janeiro os dois foram vacinados com o imunizante Pfizer.

Cartão de vaicnação mostra que crianças foram imunizadas uma semana antes da chegada de imunizante correto. — Foto: Reprodução redes sociais

Cartão de vacinação mostra que crianças foram imunizadas uma semana antes da chegada de imunizante correto. — Foto: Reprodução redes sociais

Na data em que as crianças foram vacinadas, o país ainda não havia recebido lotes destinados à vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Para proteção dessa faixa-etária a Pfizer desenvolveu um imunizante com dosagem adequada. A Paraíba só recebeu as doses da Pfizer para crianças nesta sexta-feira (14), teria sido através da divulgação dessa chegada que a mãe descobriu a irregularidade.

Com o recebimento do caso, o MPF intimou a mãe e a responsável pela Unidade Básica de Saúde Estiva para prestar esclarecimentos nesta segunda-feira (17). Ainda de acordo com a procuradora do caso, na terça-feira (18) o gestor de saúde da cidade deve ser ouvido.

Diferença entre as vacinas

A vacina contra Convid-19 a ser aplicada em crianças não é a mesma que vem sendo aplicada em adultos. O imunizante aprovado para crianças de 5 a 11 anos apresenta diferenças na dosagem, composição e concentração de RNA mensageiro, o principal componente do imunizante. A dose infantil equivale a um terço da que é administrada em pessoas com 12 anos ou mais.

Além disso, o frasco da vacina para crianças também tem cor diferente, alternativa utilizada para ajudar os profissionais da saúde na aplicação.

Vacinação na Paraíba

Na Paraíba, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), a vacinação infantil vai começar nas crianças a partir dos 11 anos, em ordem decrescente de idade. De acordo com a secretaria de saúde do estado, as crianças com deficiência permanente e com comorbidades serão as primeiras, depois indígenas e quilombolas e crianças que convivem com idosos, na mesma casa e, na sequência, todas as demais crianças, por ordem decrescente.

Segundo o núcleo estadual de imunizações e gerência executiva de vigilância em saúde, a distribuição das 23.600 doses pediátricas do laboratório Pfizer destinadas à vacinação de crianças nos 223 municípios começou neste sábado (15), às 7h da manhã.

Para aplicação, os pais ou responsáveis devem estar presentes, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito.

A vacinação deve ser adiada em crianças que apresentem doença febril aguda grave ou infecção aguda.

Foto: Getty Images

Mais Lidas