Claro
Escuro

Reino Unido diz que não pretende enviar representantes do governo para os Jogos de Inverno de Pequim

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse nesta quarta-feira (8) que não há planos do governo do Reino Unido para enviar autoridades oficiais para os Jogos de Inverno de Pequim.

- Continua depois da Publicidade -

“Não apoiamos boicotes esportivos, mas certamente não há planos para ministros participarem das Olimpíadas de inverno”, disse Johnson em uma sessão do parlamento.

O chefe do governo reconheceu que haverá, efetivamente, um boicote diplomático às competições de fevereiro – assim como anunciado pelos Estados Unidos e a Austrália.

De acordo com o g1, o boicote diplomático é uma forma de criticar o país sede, mas sem proibir a participação dos atletas – só os representantes governamentais e autoridades oficiais que não viajam à China.

O governo chinês condenou a decisão do presidente Joe Biden, dizendo que as Olimpíadas não deveriam ser “um palco para shows políticos” e alertando para “contramedidas resolutas”.

Já sobre o posicionamento australiano, o governo de Xi Jinping se limitou a dizer que “ninguém se importa”. Enviar funcionários importantes para as Olimpíadas é uma longa tradição.

Pequim repetidamente criticou qualquer boicote, medida que considera uma afronta ao “espírito olímpico”. A China nega qualquer transgressão em seu histórico de direitos humanos.

Foto:Christopher Furlong/AFP

Mais Lidas