A Fifa decidiu mudar o formato da repescagem para a Copa do Mundo de 2022. Em vez dos tradicionais duelos de ida e volta, agora as vagas serão definidas em jogo único, a ser disputado no Catar, em junho do ano que vem – cinco meses antes do início do Mundial. Os jogos serão disputados em estádios com ar-condicionado uma vez que nessa época do ano as temperaturas no país do Oriente Médio são altíssimas (motivo pelo qual a Copa será realizada entre novembro e dezembro).
Os duelos serão decididos em sorteio a ser realizado na próxima sexta-feira, 26 de novembro. Vão participar desses confrontos um representante da Oceania, um da Concacaf, um da Ásia e um da América do Sul – o que terminar em quinto lugar nas Eliminatórias da Conmebol. Hoje este posto está ocupado pelo Peru, mas ainda faltam quatro rodadas por disputar.
Segundo o ge apurou, a Fifa tomou essa decisão por dois motivos: o calendário já normalmente cheio está ainda mais apertado por causa da pandemia e a entidade quer usar testar os estádios e os centros de treinamento da Copa do Mundo
Excepcionalmente, a repescagem para a Copa do Mundo de 2022 será disputada depois do sorteio dos grupos do Mundial, que está marcado para o dia 1º de abril. A Europa já terá resolvido seus classificados com sua própria repescagem em março.
Foto: Sebastian Castañeda / AFP