Após a eliminação na Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB já possui uma baixa para a última partida da temporada. É o meia Clayton, principal contratação do clube para 2021. É que o jogador pediu o desligamento da equipe nesta quarta-feira, antecipando a sua saída antes do confronto do Belo com o Vitória, pela volta da terceira fase da Pré-Copa do Nordeste, que acontece na próxima semana. Em contato com a reportagem do Jornal da Paraíba, ele avaliou a sua segunda passagem pelo Alvinegro e lamentou a queda na Terceirona.
Clayton chegou ao Botafogo-PB no início da temporada, emprestado pela Ferroviária. Ele voltou a vestir a 7 depois de se destacar nos anos de 2018 e 2019. A expectativa do torcedor, inclusive, é que ele se tornasse o protagonista da equipe, algo que não aconteceu. Em 2021, o meia disputou 25 jogos, marcou apenas três gols e deu uma assistência para gol.
Na primeira passagem pelo Belo, Clayton foi campeão paraibano em 2019 e artilheiro daquela competição, além de ser um dos protagonistas da campanha histórica de vice-campeonato da Copa do Nordeste do mesmo ano. Na Série C do ano anterior, foi o destaque de uma campanha de quase acesso. Ao fim da temporada 2019, o meia foi vendido ao São Caetano naquela que foi a maior transferência da história do clube paraibano.
O próprio jogador admitiu que a sua segunda passagem pelo Botafogo-PB não foi boa. Clayton lamentou a sequência de lesões, que o afastaram de várias partidas, além da perda da sua mãe, fato que o abalou bastante.
— Particularmente não foi um ano bom, por conta das lesões que eu tive, onde não consegui jogar todos os jogos em alto nível. Joguei muitos jogos no sacrifício, por isso não foi muito bom. Mas saio de cabeça erguida, pois dei o meu melhor. Eu que quis retornar para o Botafogo-PB, mas a gente nunca sabe o que vai acontecer. Tive algumas lesões e ainda perdi a minha mãe, que foi algo que me abalou muito — disse Clayton.
Lesionado do adutor esquerdo, Clayton acabou perdendo a reta final do quadrangular do acesso da Série C. O meia viu de longe a derrota do Botafogo-PB para o Ituano por 3 a 1, que eliminou o clube da Terceirona e frustrou a torcida que esperava a tão sonhada classificação para a Série B do Brasileirão.
Na sua avaliação, a queda na Série C da forma como aconteceu foi frustrante. O jogador destacou a força do elenco botafoguense, que lutou até a última rodada pela vaga, mas também ressaltou o bom rendimento do Ituano no jogo do último sábado, que terminou com a vitória do time paulista.
— Eu fiquei bem frustrado por não estar dentro de campo, o que me deixou bem chateado. Sei da força que todo o grupo deu para chegar a mais um jogo de acesso. Infelizmente não conseguimos. Mas não devemos abaixar a cabeça, pois demos tudo de si. E também teve a boa atuação do Ituano, isso não podemos negar. Agora é frustrante, com certeza, porque era um sonho do clube e nosso também. É levantar a cabeça, pois ano que vem tem mais — analisou o meia.
Esta foi a segunda queda na luta por acesso de Clayton pelo Botafogo-PB na Série C do Campeonato Brasileiro. A primeira foi em 2018, quando o clube esteve muito perto da vaga na Segundona, mas tomou um gol do Botafogo-SP no minuto final do segundo jogo do mata-mata do acesso. Aquela disputa foi decidida nas penalidades, vencidas pela equipe de Ribeirão Preto.
A mais recente foi num outro formato, de quadrangular, na qual o Botafogo-PB conseguiu chegar a última rodada dentro da zona de acesso junto com o Ituano, mas, ao fim do Grupo C, foi o Criciúma quem se juntou aos paulistas, enquanto o Belo foi eliminado junto ao Paysandu.
Clayton deixa o Botafogo-PB antes do fim da temporada. O time paraibano ainda vai decidir a vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste, contra o Vitória. Após o empate no duelo de ida, em João Pessoa, o Alvinegro vai precisar vencer o Leão em Salvador no próximo dia 16, às 21h30. Se o confronto terminar empatado, a disputa vai para os pênaltis.
O meia vai seguir na torcida prelo Botafogo-PB, mas garante que o seu foco agora vai ser inteiramente a família e no tratamento para se recuperar da lesão.
— Eu agora volto para casa para ficar com a minha família e tratar da minha lesão. Estou vendo algumas possibilidades, alguns clubes já estão interessados. Mas o meu foco agora é mesmo a minha família e cuidar da lesão — completou.
Clayton é o primeiro jogador do elenco do Botafogo-PB a se despedir do clube após a eliminação na Série C. É possível que outros nomes deixem o Belo ainda nesta semana. Vale ressaltar que o time se reapresenta nesta quarta-feira no Centro de Treinamento da Maravilha do Contorno para se preparar para o confronto com o Vitória na próxima semana.
Foto: Guilherme Drovas