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Prefeitura de Cabedelo capacita servidores em atendimento humanizado para público LGBTQI+

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta sexta-feira (22), no Centro de Capacitação do Programa Desenvolver, um curso de capacitação voltado para servidores municipais sobre o atendimento dispensado ao público LGBTQIA+.

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O evento teve como tema o “Atendimento Humanizado: Desfazendo mitos e crenças sobre a diversidade de gênero”, tendo como foco as maneiras de recepcionar, atender e acolher esse segmento nas repartições e serviços públicos.

Ao lado das questões relativas ao atendimento humanizado, a propositura da Coordenação de Políticas Públicas LGBTQIA+ focou em estratégias capazes de desfazer mitos e crenças sobre diversidade de gêneros e ampliar as informações a respeito de seus direitos.

O objetivo da iniciativa, além de promover os Direitos Humanos e fortalecer a cidadania, é por em pauta as necessidades e particularidades da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, gerar esclarecimento e uma maior sensibilização por parte da sociedade para a causa.

Essa foi a primeira capacitação em atendimento humanizado realizada pela PMC, e contou com a participação de servidores das Secretarias de Assistência Social, Educação, Esportes, Finanças, Segurança, Receita, Comercio e Portos, Turismo e Junta Militar.

“Abrir a discussão sobre atendimento humanizado para o público LGBT representa um salto muito importante, pois conhecimento e respeito pelo outro são a base para que a paz seja perpetuada. O objetivo fundamental é dialogar e ampliar nosso saber sobre a suma importância do respeito aos Direitos da população LGBTQIA+ de Cabedelo, já que uma das missões da assistência é promover os Direitos Humanos e fortalecer a cidadania. A gestão compreende as necessidades e particularidades da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e reconhece a necessidade de promover ações que sirvam para promover a cultura do respeito à diversidade”, declarou o coordenador do setor LBTQIA+ da Semas, Iarley Araújo.

A temática foi discutida na palestra de Valdemir Soares e Marcos Dias, do Grupo Diversidades/PB, militante junto ao público LGBTQIA+, para discussão dos temas, organização, promoção da visibilidade e ações em torno da promoção da diversidade.

“Trouxemos para esse evento um diálogo sobre o atendimento que perpassa as questões de sexualidade e gênero. Tentamos sobretudo desmistificar essas questões, pois mesmo estando em um estado muito machista precisamos compreender que esse é um processo de educação. Falamos das questões de diversidade gênero, mas não nos restringimos às questões LGBT, avançamos no sentido sobre compreender esse processo de homens e mulheres, do ser humano em si”, explicou o palestrante Marcos Dias.

“Procuramos desfazer mitos. Todo mundo é humano, mas sabemos que o atendimento humanizado para público LGBT é diferenciado, ou seja, nem todo mundo domina a abordagem perfeita para atender a esse público. Precisamos estabelecer que o público LGBT é cidadão, pleno de direitos e necessita do mesmo atendimento humanizado que é dispensado a qualquer cidadão”, finalizou Valdemir Soares.

Foto: Reprodução Google.

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