Hemocentro da Paraíba realiza coleta externa de sangue na UFPB

O Hemocentro da Paraíba, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará, nesta quarta-feira (15), uma coleta de sangue no Campus I, em João Pessoa, das 7h30 às 16h. A ação será no Centro de Referência em Atenção à Saúde (Cras) Clínico I, localizado no antigo prédio da Prefeitura Universitária, próximo à Reitoria.

A coleta é resultante da campanha “UFPB pela Vida”, lançada pela instituição de ensino em maio deste ano, em parceria com o Hemocentro e que teve a adesão de outras instituições de ensino superior.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, explicou que a parceria com a UFPB vai possibilitar a instalação de um posto de coleta e reforçar os estoques de sangue que atualmente estão baixos, principalmente o sangue de fator RH negativo. “O Hemocentro da Paraíba está mais próximo de você então venha fazer sua doação de sangue e salvar vidas”, pontuou a diretora.

Entre os pré-requisitos, o doador deve ter de 16 a 69 anos, sendo que com 16 e 17 anos os doadores devem comparecer acompanhados de representante legal, e a partir de 60 anos se já for doador.

Também é necessário ter peso acima de 50kg, portar documento oficial com foto, não ter ingerido bebida alcoólica e ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior à doação, bem como comparecer bem alimentado.

Pessoas que tiveram o Coronavírus também podem doar, desde que já tenham passado 30 dias da cura. Para quem foi vacinado, a orientação é doar 48h após a vacina da Coronavac ou 7 dias após a imunização por AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. Os públicos interno e externo da Universidade podem doar.

Foto: Reprodução Google.