Após a confirmação da circulação da variante Alpha na Paraíba, nesta terça-feira (15), feita pela Secretaria de Saúde, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, alertou para um cenário ainda mais preocupante, já que essa variante tem uma capacidade de contaminação muito mais alta.
“Como se trata de uma variante com uma capacidade de transmissibilidade e propagação maior que as demais, a tendência é ter mais paraibanos que adoeçam da Covid-19, e consequentemente que necessitem de leitos hospitalares”, explicou.
Conforme apurou o ClickPB, o relatório epidemiológico divulgado na tarde desta terça-feira (15), identificou um caso confirmado no estado entre 52 amostras que foram enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e ao Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará.
Apesar da nova descoberta, o gestor destaca que a variante P1, ainda é a mais predominante e que a vacina é eficaz para ajudar na prevenção ao vírus.
“Todas as vacinas disponíveis protegem contra essas variantes. Não há nenhum trabalho comprovando o contrário”, explicou.
Foto: Reprodução Google.