Testes de diagnóstico da Covid-19 passam a ser feitos em duas escolas municipais de João Pessoa

João Pessoa passou a contar nesta segunda-feira (1º) com mais dois locais para realização de testes de diagnóstico da Covid-19. A medida tem a finalidade de conter o avanço da doença na cidade. Os novos centros de testagem são as Escolas Municipais Zumbi dos Palmares, em Mangabeira, e Seráfico da Nóbrega, em Manaíra, que têm horário de funcionamento de 7h30 às 16h.

A ampliação dos locais para testes também tem o objetivo de evitar as aglomerações nas UPAs, já que essas unidades devem estar disponíveis para o tratamento especializado de infecção pelo novo coronavírus.

O teste swab e o teste rápido também são ofertados na Atenção Básica e realizados por 30 equipes nos postos de saúde.

Os moradores de João Pessoa podem procurar os serviços, caso estejam com febre, tosse ou dificuldade para respirar. Para serem atendidos, é preciso levar o cartão do SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência.

O usuário com sintoma gripal passa pela triagem. A partir da avaliação, a enfermeira verifica qual teste se encaixa no padrão epidemiológico e é feito o encaminhamento para o exame. Se o resultado for positivo e o paciente precisar de medicação ou atestado médico, as equipes disponibilizam o material no local.

O atendimento acontecerá por ordem de chegada. Nos locais foi separado um local de espera, com o respeito ao distanciamento entre pessoas.

No centro de Manaíra, o trabalho acontece em parceria com o governo do estado, através do Laboratório Central (Lacen) e do laboratório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Lá serão realizados de 300 a 500 testes de swab por dia.

No espaço de Mangabeira, a equipe é totalmente pelo município. Serão ofertados 300 testes swab por dia, sendo 150 pela manhã e 150 no período da tarde.

Em cada local, estão envolvidas três equipes de coletadores de swab, totalizando 20 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de apoio e motorista.

O paciente vai deixar um número de WhatsApp e deve autorizar que a Secretaria Municipal de Saúde envie o resultado pelo aplicativo.

Segundo o G1, a medida também é uma forma de evitar aglomeração.

A Escola Seráfico da Nóbrega fica na Rua Ubirajara Targino Botto, Nº 36, em Manaíra. Já a Escola Zumbi dos Palmares fica na Rua Rita Xavier de Oliveira, em Mangabeira.

Foto: Reprodução Google.