Antigo Colégio das Neves, no Centro Histórico de João Pessoa, é desapropriado para criação de Parque Tecnológico

O antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, foi desapropriado pelo governo da Paraíba para instalação do Parque Tecnológico ‘Horizontes da Inovação’.

O decreto, assinado pelo governador João Azevêdo (Cidadania), que declara a área de utilidade pública, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5).O decreto de desapropriação, de natureza urgente, autoriza a Procuradoria Geral do Estado, através da Procuradoria do Domínio, a adotar as providências concernentes à desapropriação amigável ou judicial do imóvel, necessárias à incorporação dele ao acervo patrimonial imobiliário do Estado da Paraíba.

O imóvel, situado em frente à Praça Dom Ulrico e à Basílica de Nossa Senhora das Neves, com área total de 16.948 metros quadrados e 6.909 metros quadrados de área construída, pertence a Congregação Irmãs da Sagrada Família. O antigo Colégio Nossa Senhora das Neves foi fundado em 1858 e a princípio era uma escola para meninas. Nos anos 70, passou a ser uma escola mista, mas acabou fechando as portas em 2002. No local chegou a funcionar a Faculdade de Ciências Médicas, mas ela entregou o prédio em 2017.

De acordo com a Irmã Vera, uma das representantes da ordem na capital, a desapropriação foi amigável. “Estamos com o imóvel desde 2017 fechado. É uma despesa muito grande para se manter e a situação ficou muito mais difícil com a pandemia [da Covid-19]”, comentou.

Atualmente, segundo Irmã Vera, apenas sete freiras da ordem da Congregação Irmãs da Sagrada Família vivem no local. Elas devem ser transferidas para uma das outras sedes da congregação. “A maioria está muito idosa. Devemos nos mudar para o Recife. Temos uma casa também em Cabedelo e em Campina Grande”, sinalizou.

Parque Tecnológico

O secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Rubens Freire, explicou que o Parque Tecnológico irá fomentar o desenvolvimento de empresas através das parcerias entre poder público, a iniciativa privada e instituições geradoras de conhecimento.

“Se os colocamos de forma integrada, conseguimos colaboração, acelerar a logística para aquisição dos insumos, abordagem de mercado, reduz um conjunto de custos e cria um ambiente de troca de conhecimento, gerencial e tecnológico”, explicou.

Para Rubens Freire, a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação é a pedra fundamental’ para que a Paraíba ganhe mais um parque tecnológico para compor com outros espaços já existente como a Fundação Parque Tecnológico de Campina Grande, que existe há quase 40 anos, e a Centro de Tecnologia e Inovação Telmo Araújo, também na Rainha da Borborema. “Estamos em reunião para tratar dos ajustes necessários e em breve o governador fará uma apresentação pública do projeto”, afirmou.

Segundo o Jornal da Paraíba, o governador João Azevêdo disse que vai lançar o parque oficialmente na próxima semana.“ Vamos atrair empresas, startups de base tecnológica e ICTs de toda Paraíba, empresas âncoras e incubadoras, espaços de coworking, enfim, um grande equipamento que abrigará em seus ambientes tudo que possa impulsionar o ecossistema de inovação”, comentou o chefe do Executivo estadual em suas redes sociais.

Foto: Angélica Nunes.