A multinacional americana de tecnologia Amazon se tornou a maior anunciante do mundo, de acordo com ranking elaborado pela Ad Age, uma consultoria especializada em publicidade, divulgado em dezembro.

Segundo o R7, a lista elege as cem maiores companhias investidoras em anúncios do planeta.

A gigante, sediada em Seattle, nos Estados Unidos, ultrapassou a Procter & Gamble, multinacional de bens de consumo, que ocupava o topo da lista desde 1987, com exceção de 2017, quando foi ultrapassada pela Samsung.

Os gastos com publicidade e promoção da Amazon dispararam 34%, para US$ 11 bilhões em 2019 (o equivalente a R$ 56 bilhões na cotação de hoje), enquanto as vendas líquidas aumentaram 20%, para US$ 281 bilhões (R$ 1,43 trilhão nos dias atuais).

Ao todo, os gastos com publicidade dos 100 maiores anunciantes do mundo subiram 0,9% para um recorde de US$ 300 bilhões (R$ 1,5 trilhão) em 2019 – antes que os profissionais de marketing pisassem no freio nos investimentos, no início de 2020, em meio à pandemia global.

Foto: Reprodução Google.